Impacto de uma possível volta da "CPMF" (ou qualquer tipo de imposto sobre movimentações financeiras sob outra sigla)

 

Pode parecer fora do contexto do fórum, mas é algo que interessa a todos que negociam na bolsa brasileira, pois pode afetar significativamente os sistemas de algotrading, dependendo de como for implementado.

A proposta da reforma tributária deverá tramitar em breve e existe a possibilidade de um novo imposto sobre movimentações financeiras voltar a vigorar.

Na época da CPMF eu ainda não investia em bolsa, mas, segundo notícias antigas que pesquisei, a CPMF era cobrada em todas as transações de bolsa de 1996 a 2002. Em 2002 foi revogada especificamente nas operações em bolsa de valores e em 2007 foi revogada para todas as demais transações.

Alguém sabe dizer se as operações de day trade e swing trade sobre ações, opções e contratos futuros estarão sujeitas a esse tipo de imposto na atual proposta do governo para a reforma tributária?

Ações: Operações em Bolsa estão isentas de CPMF a partir de segunda
  • www1.folha.uol.com.br
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice AÇÕES Arrecadação era de cerca de R$ 300 milhões anuais Operações em Bolsa estão isentas de CPMF a partir de segunda-feira DA SUCURSAL DE BRASÍLIA Entra em vigor na próxima segunda-feira a isenção do pagamento da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) sobre as operações nas Bolsas de...
 
Trader_Patinhas:

Pode parecer fora do contexto do fórum, mas é algo que interessa a todos que negociam na bolsa brasileira, pois pode afetar significativamente os sistemas de algotrading, dependendo de como for implementado.

A proposta da reforma tributária deverá tramitar em breve e existe a possibilidade de um novo imposto sobre movimentações financeiras voltar a vigorar.

Na época da CPMF eu ainda não investia em bolsa, mas, segundo notícias antigas que pesquisei, a CPMF era cobrada em todas as transações de bolsa de 1996 a 2002. Em 2002 foi revogada especificamente nas operações em bolsa de valores e em 2007 foi revogada para todas as demais transações.

Alguém sabe dizer se as operações de day trade e swing trade sobre ações, opções e contratos futuros estarão sujeitas a esse tipo de imposto na atual proposta do governo para a reforma tributária?

Putz... eu opero desde 1980 jaz fiz de tudo um pouquinho: fundos, clubes de investimentos, commodities  e operações pela mesa de operação, mas não é por isso que vou lembrar de tudo, quem tem memória de elefante é o Ivan Santana... 

 Mas houve sim em 1994 por um período bem curto uma cobrança de IPMF nas operações de VENDA. Fora essa época, não me lembro de cobranças de sobre operações na bolsa, esse imposto era cobrado nas transferências da corretora para conta corrente comum, digo comum pois em determina época surgiu a conta de investimentos que se recebesse um depósito proveniente de um investimento era isenta da cobrança de CPMF.

Mas para não perder a oportunidade, eu me lembro muito bem da primeira operação que fiz  no HB da Àgora. isso foi em 2001. me livrando das custas da tabela Bovespa, para nós pequenos uma verdadeira extorsão. Nesse dia mandei todas as corretoras para PQP !!!  E olha o custo da operação era R$ 20.00 se corrigir a preços de hoje vai ver que não era nada barato.

 
Trader_Patinhas:

Pode parecer fora do contexto do fórum, mas é algo que interessa a todos que negociam na bolsa brasileira, pois pode afetar significativamente os sistemas de algotrading, dependendo de como for implementado.

A proposta da reforma tributária deverá tramitar em breve e existe a possibilidade de um novo imposto sobre movimentações financeiras voltar a vigorar.

Na época da CPMF eu ainda não investia em bolsa, mas, segundo notícias antigas que pesquisei, a CPMF era cobrada em todas as transações de bolsa de 1996 a 2002. Em 2002 foi revogada especificamente nas operações em bolsa de valores e em 2007 foi revogada para todas as demais transações.

Alguém sabe dizer se as operações de day trade e swing trade sobre ações, opções e contratos futuros estarão sujeitas a esse tipo de imposto na atual proposta do governo para a reforma tributária?

Isso é uma coisa que me preocupa também. Não encontro nada que realmente explique o que seria este imposto sobre movimentações financeiras, que, na proposta, teria o nome de 'CP' (Contribuição Previdenciária), porém não deixa de ser uma "CPMF" disfarçada. Temos que aguardar para ter uma real magnitude do (talvez) problema.

O que realmente gostaria de destacar, e que realmente é uma linha possível de se refletir:

 - vamos analisar o mercado atual como um todo, o Brasil passou a pouco tempo de um milhão (1.000.000) de CPFs na bolsa, e temos mais de duzentos milhões(200.000.000) de CPFs. Credito isso (opinião minha) a Internet, pela facilidade de acesso a informações e acesso as próprias corretoras; a propaganda que as corretoras fizeram, e ainda fazem (algumas até bem criativas!!); e ao brasileiro, que devagar (demais) está mudando sua forma de ver os investimentos; entre outros mais. Se comparar o volume de investidores do Brasil com o volume de investidores dos EUA... bom, é melhor não comprar para não passar muita vergonha!

 - posto isso, o que uma nova CPMF pode trazer de problema imediato: diminuição da liquidez. E isso sim é um grande problema para os players estrangeiros, pois estes são os que realmente movimentam a bolsa com seus bilhões. Por isso acredito (ou quero acreditar) que é muito possível que os investidores não serão afetados em suas operações.  

 - outro ponto é que, se voltar uma CPMF, as pessoas vão mudar sua forma de movimentar o dinheiro. O que isso gera? - uma arrecadação menor do que esperada. Claro que isto é mais demorado a ser sentido do que a diminuição da liquidez na bolsa.

O brasileiro ficou, de certa forma, traumatizado com a CPMF.

Temos que aguardar para saber o que realmente é a proposta de reforma tributária, e assim saber o que precisaremos fazer para adaptar-nos ou simplesmente mandar a bolsa a PQP. 

Razão: