Lentidão e Travamentos

 

Eu estava usando um metatrader5 antigo que sempre tive em minha máquina, operando pela corretora modalmais usando o DMA4.

Estava tudo perfeito em termos de velocidade e conexão.

A bateria de meu notebook está morta e somente funciona plugado na tomada, então um dia minha esposa sem querer tropeçou e desconectou o notebook da tomada enquanto eu estava com o Metatrader5 aberto e operando.

Para minha sorte não haviam ordens penduradas ou abertas.

Depois de religar o note, o metatrader5 não inicializava mais. Ao clicar no ícone, ele abria a plataforma e subitamente fechava. Esse crash se repetiu após reiniciar a máquina.

Tentei fazer o que consegui ler nos fóruns mas nada adiantou.

Então desinstalei e reinstalei o metatrader5 com a versão da corretora modalmais.

Solicitei a conta demo para testar antes de operar, mas o metatrader5 estava muito lento.

Então baixei a plataforma original no site e acessei o servidor demo da corretora, mas continua lento.

Na minha versão antiga eu usava várias janelas e indicadores e não travava nem ficava lento. Agora basta um indicador mais pesado um pouco que trava tudo, e mesmo sem o uso de indicadores, algumas janelas de gráfico demoram a atualizar os candles.

Já encerrei todos os processos pesados e desabilitei até o antivírus, mas continua lento.

Alguém sabe o que pode estar ocorrendo? Será algum cache antigo? Ou será que o notebook teve algum dano no desligamento súbito? Alguma idéia de como consertar?


Obrigado a todos pela atenção

 
zuazo:

Eu estava usando um metatrader5 antigo que sempre tive em minha máquina, operando pela corretora modalmais usando o DMA4.

Estava tudo perfeito em termos de velocidade e conexão.

A bateria de meu notebook está morta e somente funciona plugado na tomada, então um dia minha esposa sem querer tropeçou e desconectou o notebook da tomada enquanto eu estava com o Metatrader5 aberto e operando.

Para minha sorte não haviam ordens penduradas ou abertas.

Depois de religar o note, o metatrader5 não inicializava mais. Ao clicar no ícone, ele abria a plataforma e subitamente fechava. Esse crash se repetiu após reiniciar a máquina.

Tentei fazer o que consegui ler nos fóruns mas nada adiantou.

Então desinstalei e reinstalei o metatrader5 com a versão da corretora modalmais.

Solicitei a conta demo para testar antes de operar, mas o metatrader5 estava muito lento.

Então baixei a plataforma original no site e acessei o servidor demo da corretora, mas continua lento.

Na minha versão antiga eu usava várias janelas e indicadores e não travava nem ficava lento. Agora basta um indicador mais pesado um pouco que trava tudo, e mesmo sem o uso de indicadores, algumas janelas de gráfico demoram a atualizar os candles.

Já encerrei todos os processos pesados e desabilitei até o antivírus, mas continua lento.

Alguém sabe o que pode estar ocorrendo? Será algum cache antigo? Ou será que o notebook teve algum dano no desligamento súbito? Alguma idéia de como consertar?


Obrigado a todos pela atenção

Se você tiver outro computador pra testar você verá/constatará que é problema do equipamento... Talvez HD já pedindo arrego...

Mas existem zilões de variáveis, até mesmo, é a mais comum hoje em dia, que é a da galera baixar programas genéricos que estáo com vírus...

Sinceramente ninguém aqui vai conseguir dar um diagnóstico correto se você não fizer em primeiro lugar a lição de casa em nos contar se vc baixa programas piratas...

 
zuazo:


Olá boa noite,

sem empáfia nenhuma, se você tem pouco conhecimento sobre como testar o hardware e a sobre instalação e correção do SO , é melhor procurar um técnico. E releve o comentário do participante acima, ninguém tem nada a ver com sua vida, com o que você faz ou deixa de fazer.

 
Rogerio Giannetti Torres:

Olá boa noite,

sem empáfia nenhuma, se você tem pouco conhecimento sobre como testar o hardware e a sobre instalação e correção do SO , é melhor procurar um técnico. E releve o comentário do participante acima, ninguém tem nada a ver com sua vida, com o que você faz ou deixa de fazer.

A partir do momento que ele faz parte da nossa comunidade, este alerta é extremamente importante, eu pessoalmente ajudei pessoas que "Ah.. eu baixei o Office que um amigo me falou..." e a partir daí tudo começou a dar errado pra ele... sim, alerto sim!

Quantas pessoas estão tentadas e são mal-conduzidas a instalar o tal do Office que "É de Graça!"...  por amigos e conhecidos que "manjam" de TI...

Não releve meu comentário... isso é um assunto sério!

Deixo minha pergunta: Qual anti-vírus você usa no seu computador hoje? @zuazo

;)
 
Flavio Jarabeck:

Se você tiver outro computador pra testar você verá/constatará que é problema do equipamento... Talvez HD já pedindo arrego...

Mas existem zilões de variáveis, até mesmo, é a mais comum hoje em dia, que é a da galera baixar programas genéricos que estáo com vírus...

Sinceramente ninguém aqui vai conseguir dar um diagnóstico correto se você não fizer em primeiro lugar a lição de casa em nos contar se vc baixa programas piratas...

Se eu tivesse lido como um alerta não teria comentado.   Estamos aqui para ajudar e não para criticar o que o outro faz, como você o fez, sem nenhum embasamento, partiu do pressuposto que havia programas piratas na maquina dele, pode até ser que haja e daí?! 

Caberia apenas o comentário. "Pode ser vírus,  já fez uma varredura completa?

 

Caberia, mas não o faço...

Sou direto... vamos resolver o problema do nosso colega?

Suponho vírus... Já ajudei muitas pessoas nessa mesma situação...

Estou supondo? Danse-se, Estou errado, me relevem... apenas ajudo...

;)

 

Boa noite, 

Este notebook é exclusivo para plataformas de operação, embora tenha baixado o programa sicalc da receita há pouco tempo nele, normalmente baixo relatórios em pdfs, planilhas, indicadores, experts etc. mas não costumo escanear cada arquivo.

O antivírus é o Bitdefender, a primeira coisa que fiz foi rodar o scan. Além disso no Task Manager não vejo processo diferente rodando enquanto uso.

Vou desinstalar as outras versões de metatrader5 (IC Markets e modal) e o sicalc.

Talvez seja a hora de trocar o note, bateria já era mesmo...

 
zuazo:

Boa noite, 

Este notebook é exclusivo para plataformas de operação, embora tenha baixado o programa sicalc da receita há pouco tempo nele, normalmente baixo relatórios em pdfs, planilhas, indicadores, experts etc. mas não costumo escanear cada arquivo.

O antivírus é o Bitdefender, a primeira coisa que fiz foi rodar o scan. Além disso no Task Manager não vejo processo diferente rodando enquanto uso.

Vou desinstalar as outras versões de metatrader5 (IC Markets e modal) e o sicalc.

Talvez seja a hora de trocar o note, bateria já era mesmo...

É só o Metatrader que está lento ou está tudo lento no seu computador?

Se for só o Metatrader, dê uma olhada na latência de rede, no canto inferior direito da tela. O ideal é que na maior parte do tempo fique aparecendo ali a latência da rede, tipicamente de 10 a 20ms para corretoras brasileiras e de poucas centenas de ms para corretoras estrangeiras. Se ficar muito tempo aparecendo quantos KB ou MB sendo transmitidos/recebidos, então é porque a conexão com a corretora está lenta, o que pode ser culpa da corretora ou da sua conexão à internet. Se o seu acesso à internet estiver lento, então o problema é esse. Se estiver rápido para outros sites e lento só para o Metatrader, então é problema é da corretora (reclame ou mude de corretora).

Se TUDO estiver lento no seu computador (não apenas o Metatrader) e não houver problema na conexão com a internet, então siga a check-list básica de investigação de lentidão no Windows:

1) Veja se há pelo menos uns 20 GB livres na partição onde está o sistema (geralmente o drive C). Não adianta ter espaço livre em outras partições. Se tiver pouco espaço livre na partição C o Windows vira uma carroça. Se tiver menos que 20 GB livres na partição C, vá no painel de controle, no Gerenciador de Disco e veja o que ele consegue recuperar de espaço automaticamente. Se continuar com pouco espaço livre, vá no Gerenciador de Programas de veja que programas você pode desinstalar. Se mesmo assim ainda não conseguir pelo menos uns 15 ou 20 GB livres na partição C, o jeito é começar a se livrar de arquivos seus que sejam grandes (imagens de CDs/DVDs, filmes baixados, fotos em alta resolução, etc). 

2) Se já tem espaço livre suficiente no drive C mas messmo assim tudo continua tudo lento, o próximo passo é entrar no Monitor de Desempenho do Windows e verificar consumo de CPU, consumo de memória e consumo de disco. Os 3 têm que estar bem longe de 100%, de preferência abaixo de 50% a maior parte do tempo. Se o consumo de CPU, de memória ou de disco estiver alto, ordene as aplicações em ordem decrescente de consumo e verifique quem é o maior responsável pelo consumo. Muitas vezes é o Google Chrome e fechar todas as janelas abertas desse navegador resolve. Pode ser também um antivírus, nesse caso o jeito é desativá-lo ou trocá-lo por um mais leve.

3) Se o tem espaço livre no drive C e o monitor de desempenho diz que consumo de CPU, memória e disco estão baixos, então é possível que vc esteja contaminado com algum vírus, worm ou adware ... esses parasitas geralmente consomem CPU e memória escondidos do Monitor de Desempenho .. faça uma varredura com um bom antivírus pra ver se ele acha alguma coisa.

4) Outra possibilidade é o seu HD estar ficando ruim e estarem ocorrendo erros recorrentes de leitura/gravação ... se for isso, vc encontrará no Gerenciador de Eventos uma montanha de mensagens de erro de leitura/gravação em disco e a solução é trocar o HD por um novo antes que ele pare completamente de funcionar e vc perca seus arquivos (o ideal é sempre manter backup automático em nuvem, usando Google Drive, Dropbox, OneDrive ou similar, para não perder nada em caso de pane do HD).

Acredito que isso tudo que escrevi acima resolva (ou pelo menos identifique) mais de 90% das causas de lentidão em sistema operacional Windows.

Pode haver outras causas, que requeiram conhecimentos avançados para serem identificadas e resolvidas. Nesse caso o mais simples é fazer um backup dos arquivos pessoais, reformatar o HD e reinstalar o Windows e todos os aplicativos do zero. Dá menos trabalho do que tentar investigar e resolver as causas. E é o que qualquer técnico que vc contratar provavelmente vai fazer, caso nada do que falei acima resolva.

Espero que as dicas lhe sejam úteis. Boa sorte! 

 

Prezados, muito obrigado pelos retornos, finalmente descobri o que era:

Um programa chamado WarSaw da GAS Tecnologia - Core

É um software Bancário que serve para evitar fraudes em transações bancárias.

Depois de analisar cansativamente os últimos programas instalados, lembrei, ao me deitar, de uma atualização solicitada quando acessei o site do meu banco, este mesmo programa já havia ocasionado este mesmo problema antes, há mais ou menos um ano atrás, e eu havia esquecido disso ao instalá-lo.

Quando o metatrader conecta creio que este Warsaw começa a trabalhar pra filtrar os dados que recebo da corretora e aí causa a lentidão.


Ás vezes a gente fica tão estressado e focado em resolver um problema que é só relaxar pra solução vir.


Trader_Patinhas obrigado, mesmo assim vou executar os passo 1, 2 e 3 que você indicou.


Obrigado a todos

 
zuazo:


Um programa chamado WarSaw da GAS Tecnologia - Core


Bom dia,

esse programas da GAS  são uma praga, muita gente reclamando , eu tenho conta no B.B. e ele obriga instalar essa porcaria que depois de instalado não desinstala de jeito nenhum, após várias tentativas decidi reinstalar o Windows 10 e desde então só uso o APP do B.B.

Valeu a dica.

Abs.

 
Meu problema é que o MT5 fica lento para fazer qualquer tipo de backtest ou otimização pequenas, no gerenciador de tarefas o MT% chega a usar 100% da CPU e 100% da Memória, nao baixando de 90% ambos, o que será que pode ser? MT5 demo da XP!
Razão: