COT Moeda futura aplicada ao câmbio: Indicadores disponíveis? - página 5

 

Um amigo compartilhou este indicador COT da Sym, com uma explicação que parece interessante.

Olá a todos,

meu nome é Sym e sou um comerciante (desde 2001) e mais tarde um codificador.

Meu estilo de negociação é principalmente com "sistemas de grade e martingale", mas nunca os deixo correr cegamente no mercado. Na verdade, tento entrar no mercado quando a probabilidade está do meu lado, acumulando posições vencedoras. Fazendo isso, é normal sofrer um pouco de DD (controlado) porque isso faz parte do jogo.

Muitos comerciantes não gostam de sistemas de grade ou martingale porque pensam que mais cedo ou mais tarde "a conta vai explodir". Isso pode ser verdade se você não tiver um método, MM, uma quantia justa de dinheiro e, eu acrescentaria, se você entrar no mercado ao acaso, sem saber o que "grande jogador" está fazendo.

Por esta razão, decidi construir uma ferramenta, algo que não consegui encontrar de graça na web.

E agora esta ferramenta será compartilhada com todos vocês a fim de encontrar idéias e melhorias.

Custou-me muito tempo e esforços e também estou pensando em possíveis melhorias e desenvolvimentos... por estas razões (e outras), por favor, não perguntem pelo código MQL.

Aproveite o indicador e tente melhorá-lo comigo.

Meu compromisso é manter os dados semanais atualizados, explicar como eles funcionam e dar algumas dicas.

Nada mais e nada menos.

Antes de começar, deixe-me dizer alguns conceitos:

1 - COTIndi by Sym é para negócios de médio-longo prazo. É principalmente para pessoas que não têm tempo de ficar na frente de um PC o dia inteiro. Portanto, NÃO é para scalpers ou comerciantes diurnos, mas também pode ser útil para eles.

2 - este indicador é gratuito e você o utiliza por sua própria conta e risco.

3 - você pode distribuí-lo, mas por favor dê crédito ao autor

4 - muito óbvio, mas deixe-me dizer mais a tempo: neste negócio não há certezas. Ninguém sabe ao certo para onde vai o preço. Também este índio pode dar apenas dicas.

COMO INSTALÁ-LO

copiar COTindi da Sym.ex4 na pasta MT4 --> MQL4 --> Indicadores

copiar COT_report na pasta MT4 --> MQL4 --> arquivos

copiar COT.tpl na pasta MT4 --> modelos

reinicie sua plataforma MT4

abrir um gráfico SEMANAL (e.a. EURUSD) e do menu CARTÕES --> TEMPLADO --> COT

O indicador pode ser anexado a 7 pares e 3 índices diferentes (mas no momento consideramos apenas os 7 pares):

- CADUSD

- USDCHF

- GBPUSD

- USDJPY

- EURUSD

- AUDUSD

- NZDUSD

COMO UTILIZAR

Antes de tudo, você deve saber o que é o relatório COT e como lê-lo. Você pode encontrar muitas explicações na web (google it) mas, no entanto, resumirei os conceitos principais mais tarde.

A janela está dividida em 2 seções.

- Lado superior com os dados do COT conforme divulgados pela CME (Chicago mercantile exchange) pelo menos as entradas principais. No canto superior esquerdo há 2 "botões" verdes [página Prv] e [página seguinte]. Clique duas vezes sobre eles e arraste-os para outro lugar na tela (um de cada vez). Desta forma, você pode rolar todos os dados do COT. O número de registros exibidos pode ser de 15 a 60 por página.

- O lado inferior mostra a linha gráfica para cada categoria COT de julho de 2006 até hoje.

Se sua janela for diferente da figura 1 (falta algo):

CTR+I

clique no nome do indicador

clique em editar

clique OK

clique em fechar

Se você estiver olhando para o gráfico do DEALER:

- a LINHA VERDE é o total de CONTRATOS DE FUTUROS LONGOS abertos na CHICAGO MERCANTILE EXCHANGE. A linha representa um número positivo >0 (por isso é traçada acima da linha 0).

- A LINHA VERMELHA é o total de CONTRATOS FUTUROS CURTOS abertos na CHICAGO MERCANTILE EXCHANTILE EXCHANGE. A linha representa números positivos >0 (portanto, é traçada acima da linha 0).

- A LINHA DOTTED GRAY LINE é a diferença entre CONTRATOS CURTOS e LONGOSOS. A linha cinza pode ir ABOVE ou BELOW a linha zero e em alguns casos (veremos mais adiante) pode representar o sentimento de mercado.

- a maior LINHA PRETA é o preço de fechamento semanal do par (e.a. EURUSD)

Usando COTIndi by Sym é fácil, entenda que é outro assunto, mas vamos tentar fazer isso.

A única entrada de indicador principal é: SHOWDATA (de 1 a 7)

- entrada 1: DEALER: Os números sob DEALER são de cor VERMELHA, isto significa que o gráfico de linhas abaixo é desenhado por estes números No lado superior da seção 2, há: MAX e MIN abertas POSIÇÕES LONGAS (de 2006 até hoje, os números só serão positivos), MAX e MIN abertas POSIÇÕES CURTAS (de 2006 até hoje, os números só serão positivos), MAX e MIN abertas POSIÇÕES LÍQUIDAS (de 2006 até hoje, os números só serão positivos ou negativos), MAX e MIN abertas POSIÇÕES CURTAS (de 2006 até hoje, os números só serão positivos), MAX e MIN abertas POSIÇÕES LÍQUIDAS (de 2006 até hoje, os números só serão positivos)

DEALER são grandes empresas que negociam "futuros" a fim de proteger seus produtos/bens de grandes movimentos no mercado forex. Eles normalmente estão no lado errado do mercado.

- input 2 e 3: ASSET MANAGER e LEVERAGED FUND (contratos futuros abertos de longo e curto prazo). Os números sob ASSET MNG ou LEV FUND são de cor VERMELHA, isto significa que o gráfico de linhas abaixo é desenhado por estes números. No lado superior da seção 2, há: MAX e MIN abertos POSIÇÕES LONGOSAS (de 2006 até hoje, os números serão apenas positivos), MAX e MIN abertos POSIÇÕES CURTAS (de 2006 até hoje, os números serão apenas positivos), MAX e MIN abertos POSIÇÕES LÍQUIDAS (de 2006 até hoje, os números serão apenas positivos ou negativos), MAX e MIN fechamentos semanais de preços (de 2006 até hoje).

ASSET MANAGER e FUNDO LEVERAGED são os "garotos grandes". Os "Market Makers" que movem os preços como desejam. Devemos tomar cuidado onde eles estão, quando e a que níveis de preços eles compraram ou venderam. Não podemos prever o que eles farão na próxima semana, mas se eles estiverem cheios de contratos de COMPRA de longo prazo, talvez seja hora de construirmos o PIRRAMIDO DE VENDA. Vice-versa, se eles estiverem cheios de contratos de VENDA, podemos considerar começar a comprar.

- input 4 e 5: não são muito relevantes, mas estão no relatório COT.

- entrada 6: NÃO REPORTABILIDADE. Estes são pequenos comerciantes/especuladores. Muitas vezes, a maioria deles está do lado errado do mercado.

- entrada 7: a última, mas não menos importante: esta entrada mostra a categoria de 3 POSIÇÃO LÍQUIDA mais importante num relance. Você pode ver DEALER/COMMERCIALS (linha pontilhada verde - posição errada no mercado) - ASSET MNG + LEV FUND (linha pontilhada vermelha - grandes especuladores, bancos, fundos alavancados, bancos centrais - eles estão quase sempre do lado certo do mercado. Tente ficar com eles ou entender o que eles estão fazendo) - NON RPT (linha tracejada cinza - pequenos especuladores. Eles geralmente estão atrasados tentando seguir o MM.

A linha preta é o preço de fechamento semanal.

versão atualizada postada aqui: https://www.mql5.com/en/forum/173520

próxima versão atualizada postada aqui, inclui open interest e SP500 : https://www.mql5.com/en/forum/173520

relatório COT atualizado postado aqui: https://www.mql5.com/en/forum/173520

relatório COT atualizado postado aqui: https://www.mql5.com/en/forum/173520

relatório COT atualizado postado aqui: https://www.mql5.com/en/forum/173520

Arquivos anexados:
cot_by_sym.rar  1179 kb
cot_by_sym.png  116 kb
 

oi qualquer um pode me dizer se ainda funciona? porque eu o instalei mas não funciona
Razão: