Avaliação de núcleos de CPU para otimização - página 16

 

Temos claramente um novo líder - o Ryzen 3900X!

 
Aleksey Vyazmikin:

Temos claramente um novo líder - o Ryzen 3900X!

Não é crucial, mas eles esqueceram de acrescentar o 3950X.
 
dsfx:
Não é crucial, mas eles esqueceram de acrescentar o 3950X.

Somando-se a isso. Não gosto da grande variação do tempo médio por passe do Ryzen - algo está errado aqui.

 
Aleksey Vyazmikin:

Somando-se a isso. Não gosto da grande variação do Ryzen no tempo médio de uma única passagem - algo está errado aqui.

Penso que o 3900X e o 3950X podem ser considerados ao par para a média de uma única passagem. A disparidade com os outros Ryzen confunde você?

Meu amigo do 3900X provavelmente obteve sua freqüência de 4542MHz da AIDA. Duvido que seja real. Meu sistema lê 4600MHz, mas ainda não o vi no gerenciador de tarefas.

Obtive os melhores resultados com 3950X com configurações padrão (3500MHz auto) e nenhum utilitário MSI instalado. Assim que atualizei a bios e esta cpu nem sequer está na lista de atualizações, os resultados se agravaram. Experimente os perfis de overclocking padrão - usa uma freqüência fixa de no máximo 4100MHz e os resultados são piores, pois no modo automático ele faz overclocking até 4300MHz. Instalou a utilidade do Dragon Center para a placa-mãe - os resultados são piores. Em geral, preciso ir mais fundo nos ajustes e tentar o overclocking, se alguém estiver interessado. Há uma série de fatores que afetam a velocidade. Eu deixei tudo por padrão, como escrevi acima. Depois da i7-3770 tudo me convém))))


Para aqueles que estão interessados, aqui está a configuração:

A PSU é ligeiramente diferente, mas a mesma empresa. Não encontrei o meu na lista.

Para aqueles que estão diante da escolha de 3900X ou 3950X - pelo preço que eu acho que o primeiro é suficiente. Tenho uma mãe barata com bom resfriamento VRM porque o considero importante para o uso a longo prazo de todos os núcleos no limite. Também possui um bom resfriamento do chipset e um dissipador de calor para M2 quente da samsung. O resfriamento da CPU é ar, parece administrá-lo com sucesso, o que é ajudado pelo não pequeno sopro da caixa por um monte de ventiladores. A memória 2x32 3200 é a única de seu tipo por um preço ideal. Não é fácil de encontrar, mas às vezes está à venda. Se você não vai colocar 128GB de RAM, você pode economizar dinheiro - obtenha uma mãe miniATX, mas com um bom VRM com dois slots e 64GB desta memória. O M2 evo 970 preenche uma grande capacidade de RAM muito mais rápido que um ssd normal como o evo 860, por exemplo, como escrevi anteriormente. Isto é, o melhor é não ser chulo. De qualquer forma, é isso, feliz se isso ajudar alguém.

 
dsfx:

Penso que o 3900X e o 3950X podem ser considerados ao par para uma média de uma única passagem. A diferença com outros Ryzen confunde você?

Meu amigo do 3900X provavelmente obteve a freqüência de 4542MHz da AIDA. Duvido que seja real. Meu sistema lê 4600MHz, mas ainda não o vi no gerenciador de tarefas.

Sim, exatamente as freqüências e o desempenho não são claros. Por que 3700x e 3800x são tão inferiores a 3900x e 3950x em termos de tempo médio por passe? Os núcleos devem ser os mesmos...

 
Aleksey Vyazmikin:

Sim, é em termos de freqüências e desempenho que há confusão. Por que os 3700x e 3800x são tão inferiores aos 3900x e 3950x em termos de tempo médio de passagem? Os núcleos devem ser os mesmos...

Tamanho da cache.
 
Aliaksandr Hryshyn:
Tamanho da cache.

Esta é uma hipótese interessante - acontece que há um aumento de 10%-20% devido ao cache de terceiro nível.

 
Aleksey Vyazmikin:

Esta é uma hipótese interessante - acontece que há um ganho de 10%-20% devido ao cache de terceiro nível.

32Mb vs 64Mb

 
Aleksey Vyazmikin:

Esta é uma hipótese interessante - acontece que há um aumento de 10%-20% devido ao cache de terceiro nível.

Em geral, é melhor trabalhar com fragmentos de código que não excedam este tamanho.

Recentemente eu estava trabalhando com cordas em µl. Basta adicionar caracteres ao final de um fio. Eram cerca de 500.000 caracteres. (500k bytes).

O processamento foi fenomenalmente longo, seja através de uma função especial ou de outra forma.

Entretanto, levou algum tempo para adicionar linhas separadas dentro de 32Kb através de um simples operador "+" sem modo de otimização de código. E então adicioná-los juntos deu um ganho de velocidade quase 10 vezes

 
Aleksey Vyazmikin:

Esta é uma hipótese interessante - acontece que há um aumento de 10%-20% devido ao cache de terceiro nível.

Notei há muito tempo que a velocidade é afetada pelo tamanho do cache e pela velocidade de acesso à memória. O 2990wx tem apenas grandes atrasos no acesso à memória, mas a velocidade é alta. Aparentemente, não é apenas a velocidade, mas em combinação com a latência e a organização do cache que a afeta.
Razão: