Interessante e Humor - página 3060

 
Yuriy Zaytsev:

é isso mesmo...

Bem, porque ninguém sabe que Moscovo começou a arder antes de Napoleão pôr os pés na cidade.

Não foram realmente os franceses que atearam o fogo - Napoleão queria passar o Inverno.

E, claro, todos compreendem que a ordem de atear fogo não foi claramente dada

- porque era impossível dar uma tal ordem!

Mas todos sabiam perfeitamente bem que tinha de ser incendiado!

---

Para aqueles que ainda não leram o romance!


Moscovo foi incendiada pelos seus habitantes, é verdade; mas não por aqueles que nela permaneceram, mas por aqueles que a deixaram. Moscovo, ocupada pelo inimigo, não permaneceu intacta como Berlim, Viena e outras cidades, apenas porque os seus habitantes não ofereceram sal-pão e chaves aos franceses, mas deixaram-na.

disseram-nos na escola que os aldeões estavam a incendiar as suas casas quando estavam a sair.
 
Alexandr Saprykin:
Disseram-nos na escola que os habitantes estavam a atear fogo às suas casas quando saíram.
Os franceses, que ocuparam Moscovo, estavam genuinamente enganados em acreditar que Moscovo se incendiou em massa em cerca de três dias.
 
Yuriy Asaulenko:
É verdade.
Quando o meu filho me diz que eles fazem muitos trabalhos de casa na escola, eu retiro os seus velhos livros de texto soviéticos e ele concorda imediatamente que eles lhes dão muito pouca informação hoje em dia.
 

Incêndio de Moscovo de 1812. Nota histórica >>>

...

O fogo de Kutuzov permitiu-lhe fugir do inimigo, que desconhecia a localização do exército russo durante mais de uma semana, para dar um breve descanso às suas tropas, e para fazer a marcha de Tarutinsky até à estrada de Kaluga. As consequências desastrosas do incêndio para Moscovo foram eliminadas ao longo dos próximos 20 anos, aproximadamente.

A questão das causas do incêndio de 1812 preocupa os historiadores há mais de 190 anos. Versões, declaradas por vários autores, atribuem-lhe a culpa quer ao Governador-Geral Rostopchin de Moscovo, quer ao exército do inimigo, quer à exploração patriótica de heróis russos desconhecidos. Em diferentes momentos houve versões sobre a participação de Alexander I. e Kutuzov.

...

//---

O artigo apresenta muitas versões e mesmo uma cronologia de versões oficiais durante diferentes décadas.

Московский пожар 1812 года. Историческая справка
Московский пожар 1812 года. Историческая справка
  • ria.ru
Московский пожар 1812 года произошел 14-18 сентября (2-6 сентября по ст. ст.) во время оккупации войсками Наполеона I Москвы. 13 сентября (1 сентября по ст. ст.) 1812 года на военном совете в Филях Михаил Кутузов приказал оставить Москву без боя. Вместе с войсками из города ушла большая часть населения. В первый же день вступления французских...
 
Anatoli Kazharski:

Incêndio de Moscovo de 1812. Nota histórica >>>

//---

O artigo apresenta muitas versões e até mesmo a cronologia das versões oficiais durante diferentes décadas.

O incêndio de Moscovo de 1812 teve lugar em 14-18 de Setembro (2-6 de Setembro, Old Style), durante a ocupação de Moscovo por Napoleão I. 13 de Setembro (1 de Setembro GMT) 1812

O que se passa......

 
Alexandr Saprykin:
Na escola, disseram-lhes que os aldeões pegaram fogo às suas casas quando saíram

Sim, é verdade! É verdade!

É isso que o romance Guerra e Paz descreve.

e Leromntz descreveu-o em verso

 
Yuriy Zaytsev:

Sim, é verdade! É verdade!

Foi descrito no romance Guerra e Paz

e Pushkin descreveu-o em verso

Eu não pesquisei no Google - percebeu tudo mal outra vez.

Encontrou o livro de texto?

 
Дмитрий:

Eu não pesquisei no Google - percebeu tudo mal outra vez.

Encontrou o livro de texto?

Retire já o seu livro didáctico. O que é que tem aí? O que vê? )
 
Anatoli Kazharski:
Retire já o seu livro didáctico. O que é que tem aí? O que vê? )

))) E enganou-se - o livro didático foi prometido por Yuri!

Oh, vá lá...

 
Дмитрий:

))) E enganou-se - o livro didático foi prometido por Yuri!

Qual é o grande problema...

Não misturei nada, ao contrário de si. Deixe-me perguntar-lhe outra coisa. Tem um livro-texto? O que é que vê aí? )