Problemas com a margem operando opções pelo MetaTrader

 

Estou enfrentando um verdadeiro problema para operar com o MetaTrader 5 em spreads de opções, por conta do sistema de cálculo de margem da plataforma.


Eu já investi bastante tempo e dinheiro no desenvolvimento de um Expert Advisor para montagem de operações do tipo Iron Condor, onde eu vendo uma quantidade de Calls e Puts no mesmo Strike, e compro uma quantidade maior de Calls no strike imediatamente superior, bem como de Puts no strike imediatamente inferior.


Vou exemplificar o problema numa conta Demo, embora exatamente a mesma coisa esteja acontecendo na minha conta real.


Pois bem, conforme demonstra a imagem abaixo, a conta Demo em questão não possuía nenhuma outra posição antes da abertura desta operação e tinha um Saldo de R$ 92.044,00 que era também a sua Margem Livre:



Para efeito de exemplo, eu monto nesta mesma conta uma pequena operação como a que referi, discriminada no quadro a seguir:


Ativo

Tipo

Strike

Operação

Volume

Preço

Valor da Operação

PETRH69

Call

19

Compra

11.700

0,70

-8 190,00

PETRH18

Call

18

Venda

10.400

1,08

11 209,95

PETRT18

Put

18

Venda

10.400

1,26

13 104,00

PETRT17

Put

17

Compra

11.700

0,80

-9 334,96

Total:

6 788,99



Bom, como se vê acima, esta operação me gera um crédito R$ 6.788,99. E aí surge o primeiro problema: este crédito não aparece em lugar nenhum na plataforma. É como se o MetaTrader desconsiderasse que esta operação me gerou um crédito.


Mas o problema não pára por aí: não só a plataforma desconsidera o crédito gerado com a operação, como ela ainda me consome um bocado de margem.


Com efeito, como se verifica na tela abaixo, esta operação hoje toma uma margem de R$ 41.839,00 deixando a conta demo com apenas R$ 50.205,00 de Margem Livre:



Acontece que o meu risco máximo com essa operação monta em R$ 10.400,00, correspondente a diferença entre os strikes das posições vendidas com as posições compradas, multiplicada pelo volume vendido.


Ou seja, a margem que o MetaTrader está considerando é mais do que 4 (quatro) vezes superior ao risco máximo da operação!


Se eu triplicasse esta operação, para efeitos exemplificativos, o MetaTrader calcularia uma margem de R$ 125.517,00 para ela e a conta ficaria com Margem Livre (negativa) de, aproximadamente, - R$ 33.473,00.


E, quando a Margem Livre fica negativa, a plataforma não acata mais ordens, nem do EA, nem manuais, retornando a mensagem de erro “No money” ou “not enough money”, como, lamentavelmente, vem ocorrendo na minha conta real… derrubando o robô em horas críticas.


Contudo,  na “vida real”, depois de triplicar esta operação, o meu saldo na corretora seria de R$ 112.410,97, ao passo que o meu risco total, com a operação já triplicada, seria de, no máximo, R$ 31.200,00.


Ou seja, eu ainda teria uma margem livre para operar junto à corretora de, pelo menos, R$ 81.210,97, mas o MetaTrader já não funcionaria mais...


E isto que, nem a corretora, nem a bolsa, costumam chamar margem no montante do risco total da operação, de forma que a plataforma está apresentando uma limitação muito maior do que a minha capacidade operacional.


Gostaria de um retorno o mais breve possível, para finalmente poder usar corretamente a plataforma e o meu EA.


Desde já agradeço.


Cálculo da Exposição


Razão: