Tudo sobre os primeiros passos com MetaTrader (perguntas mais frequentes)

 
Decidi criar esse tópico para concentrar tudo (perguntas, respostas, cases, informações, etc.) sobre os primeiros passos com MetaTrader (perguntas mais frequentes) com questões relevantes para o desenvolvimento e ajuste de robôs utilizando as plataformas MT4 e/ou MT5. Aproveito para agradecer ao colega de fórum @Trader_Patinhas pelas ideias para criação desse tópico.

É possível que, futuramente, seja criado um diretório para acesso direto às principais dúvidas (qualquer colaboração nesse sentido é muito bem-vinda), mas recomendo a qualquer usuário que esteja começando com MT4/MT5 fazer uma leitura atenta dessas principais dúvidas, o que certamente irá otimizar seu tempo e o de seus colegas, evitando perguntas óbvias ou repetitivas.

Entretanto, caso ainda assim você tiver dúvidas, recomendo que crie uma thread específica para isso, para que aqui sejam mantidas apenas as relacionadas aos primeiros passos.

Algumas regras básicas:

1. Por favor não faça perguntas que não sejam relacionadas aos os primeiros passos com MetaTrader ou sobre outros assuntos aqui.
2. Se você já criou ou vai criar um tópico especificamente com sua pergunta coloque aqui apenas uma referência para ele para evitar redundância.
3. Por favor siga as regras do fórum (https://www.mql5.com/pt/about/rules)

Obrigado e boa discussão a todos!

Rogério Figurelli
Regras
Regras
  • www.mql5.com
Por favor, seja educado na participação deste fórum. Quaisquer mensagens que possam ofender outros visitantes do fórum são proibidas. As discussões negativas sobre qualquer banco, corretoras, de outras empresas ou instituições financeiras estão proibidas. Estas postagens estão sujeitas à remoção. Todas as discussões sobre as relações pessoais...
 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Você tem alguma questão sobre Metatrader 5! Pergunte Aqui!

sergiosouza23, 2019.04.02 16:03

Prezados(as),

Em relação ao MetaTrader 5, o que fazer quando a mensagem “AGUARDANDO ATUALIZAÇÃO” aparece nos meus gráficos?

Desde quando o instalei, ainda não consegui utilizar o MetaTrader 5 pois o mesmo vem apresentando essa condição.

Já o desinstalei e reinstalei umas 3 vezes e mesmo assim não resolveu.

Preciso resolver isso o mais rápido possível. Caso vocês possam me orientar, eu fico bastante grato.

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Você tem alguma questão sobre Metatrader 5! Pergunte Aqui!

Rogerio Giannetti Torres, 2019.04.02 16:47

Bom dia Sérgio. 

1) Vai operar com a B3 e você instalou o MT5, com o arquivo de instalação, proveniente do site da corretora que você opera e a corretora forneceu o ACCOUNT para DEMO e REAL.?

2) Mesma pergunta se você vai operar FOREX .

3) Sua internet está OK ? 

4) Seu login e senha foram aplicados corretamenta, veja na aba <DIÁRIO> <Caixa de ferramentas> se aparece uma das duas msg(s) abaixo, significando que você se conectou/logou corretamente.

... 2019.04.02 08:50:23.879 Network 'SEU ACCOUNT': trading has been enabled - netting mode

OU

... 2019.04.02 08:50:23.879 Network 'SEU ACCOUNT': trading has been enabled - hedging mode

5) A lista de ativos no Observador de Mercado, ou melhor o ativo do gráfico de preços corresponde ao  mercado que você está conectado?   Ex:  EURSUD é FOREX  e PETR4 é B3.

6) O FireWall de sua rede permite aos programa do MT5 se conectarem com a Internet?

At.te 

Rogério


 
ismael.manobrother:

Não consigo visualizar as linhas de stop ao adicionar nova ordem, a linha da negociação também não aparece. alguém poderia me ajudar com essa situação?

Já desinstalei a ferramenta e instalei novamente porém permanece do mesmo jeito.

Regras
Regras
  • www.mql5.com
Por favor, seja educado na participação deste fórum. Quaisquer mensagens que possam ofender outros visitantes do fórum são proibidas. As discussões negativas sobre qualquer banco, corretoras, de outras empresas ou instituições financeiras estão proibidas. Estas postagens estão sujeitas à remoção. Todas as discussões sobre as relações pessoais...
 
cristianelp:
Olá, comecei agora e não estou conseguindo visualizar os ativos nacionais, nem selecionar qualquer outro ativo para visualizar os gráficos... Alguém poderia me ajudar? Obrigada!

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Você tem alguma questão sobre Metatrader 5! Pergunte Aqui!

Joscelino Celso de Oliveira, 2019.01.05 01:32

Você precisa inserir a conta de sua corretora brasileira (com o respectivo servidor), efetuar o login (com dados fornecidos pela mesma) e inserir os ativos de interesse manualmente na janela de observação de mercado do metatrader. Isso vale para conta real e demo!

Antes de tudo você precisa contratar a plataforma Metatrader em sua corretora e, ao faze-lo, geralmente recebe da corretora um manual para os passos que descrevi.

[ ]'s


 
sonia cristina de Souza:
O que é e pra que serve
Vocês pedem pra baixar aplicativo de celular e não liberam as transações no celular
Não dizem ser obrigatório adquirir um de seus serviços MQL5 dizem que nos fortalece adquiri los e dizem também não serem responsáveis pelos resultado dos serviços oferecidos na pagina...
Estou aguardando vocês me dizerem quando vou poder utilizar minha conta...
Vocês se colocam na posição de corretora 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Você tem alguma questão sobre Metatrader 5! Pergunte Aqui!

Rogerio Giannetti Torres, 2019.02.02 13:59

Bom dia,

acho que você está fazendo alguma confusão. O metatrader é uma plataforma  para realizar operações em bolsas de valores, forex e/ou derivativos, mas para isso você precisar abrir uma conta em uma corretora que transacione o ativo que quer investir.   



 

Guilherme Nogueira:
E possível controlar o slippage máximo em ordens sell stop? (Vi alguns EA`s que oferecem essa função, mas o terminal Metatrader realmente tem suporte pra controlar slippage em ordens pendentes ou esses robos estão errados ? ) Ate onde eu sei não e possível controlar o slippage em ordens pendentes, alguém pra me confimar isso? Exemplo: Posiciono uma ordem sell stop a 5 pips de distancia do preco atual, o mercado se move com muita forca momentaneamente, e minha ordem so pode ser aceita a 8 pips de distancia de onde o preco estava... Tive 3 Pips de Slippage, tenho como controlar isso? Por exemplo, Definindo no maximo 1 pip de Slippage... 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Você tem alguma questão sobre Metatrader 5! Pergunte Aqui!

Rogerio Giannetti Torres, 2019.03.27 21:04


Guilherme

o slippage é controlado para ordens a mercado ( Buy, Sell, BuyStop e SellStop). 

Ordens tipo limit  (SellLimit, BuyLimit, BuyStopLimit e SellStopLimit)  não faz sentido pensar em slippage pois a ordem é executa no preço ofertado ou no preço melhor que o ofertado.


 
PAULOFALCAO:
Boa noite. Sou novato nesse tipo de investimento. Gostaria de ajuda. Por exemplo, eu vendi uma posição EURUSD e deixei meu stop loss em 1,128,30 mas quando inverteu e foi a 1,12820 minha operação foi encerrada. Sabem me dizer por que?  Obrigado

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Você tem alguma questão sobre Metatrader 5! Pergunte Aqui!

Joscelino Celso de Oliveira, 2019.04.17 00:54

Prezado,

Você não tem o menor preparo para atuar no mercado de capitais especialmente Forex. 

Se teu post não eh uma piada ou fake, siga o conselho e deixe de operar imediatamente. O mercado de capitais eh hostil e para os preparados.

Voce vai quebrar se continuar! 

Se prepare muito, estude exaustivamente com livros e treinamentos e so depois volte a operar. Sugiro ao menos 03 anos de estudos diarios com ao menos 30 horas por semana.

DE IMEDIATO: PARE DE OPERAR!



 
Paulinha Tavares:
tenho a mt5 instalada no pc do meu trabalho e consigo usar normalmente, instalei no pc de casa e os gráficos não abrem, só fica escrito  'aguardando atualização'. o que devo fazer ?

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Você tem alguma questão sobre Metatrader 5! Pergunte Aqui!

Trader_Patinhas, 2019.04.18 00:58

Se o seu acesso à internet estiver normal, deve ser porque o login no servidor MT5 da corretora foi malsucedido. Verifique se não há uma mensagem de erro sobre isso na aba "Journal" ou "Diário", na parte inferior da tela.

Verifique nas instruções que a corretora te passou o nome do servidor MT5, o login e a senha.

Atenção: não é o mesmo login e senha que vc usa para entrar no site da corretora, é um login/senha específico para o MT5.



 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

problema com histórico de sinal

Rogerio Figurelli, 2019.05.14 06:02

Olá Cleber Milani, essa é uma pergunta recorrente no fórum, que irei resumir em dois pontos:

- Conta demonstração: não há como modificar ou zerar, o melhor é solicitar uma nova. Vale o mesmo para o caso de perder a senha principal.
- Conta real: em tese, a corretora dispõe de algumas ferramentas e opções para zerar o histórico, mas isso é trabalhoso e de alto risco, e certamente você encontrará dificuldades para conseguir esse zeramento.

O ideal, na minha opinião, seria existir um recurso no próprio sistema de sinais onde o fornecedor define a data de início, de forma independente do histórico, mas me parece improvável que essa mudança possa acontecer algum dia.
Sds.,
Rogério Figurelli


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

SL e TP

Rogerio Figurelli, 2019.05.15 06:14

Olá Claudio Prado, acredito que seu problema é o fato de não estares considerando que deves passar o preço absoluto de SL/TP, e não o relativo, em pontos.

Para facilitar o entendimento disso e correção, recomendo analisares o código em https://www.mql5.com/pt/articles/481 que separei abaixo, que também já leva em consideração a normalização do preço:

//--- 3. example of buying at the specified symbol with specified SL and TP
   double volume=0.1;         // specify a trade operation volume
   string symbol="GBPUSD";    //specify the symbol, for which the operation is performed
   int    digits=(int)SymbolInfoInteger(symbol,SYMBOL_DIGITS); // number of decimal places
   double point=SymbolInfoDouble(symbol,SYMBOL_POINT);         // point
   double bid=SymbolInfoDouble(symbol,SYMBOL_BID);             // current price for closing LONG
   double SL=bid-1000*point;                                   // unnormalized SL value
   SL=NormalizeDouble(SL,digits);                              // normalizing Stop Loss
   double TP=bid+1000*point;                                   // unnormalized TP value
   TP=NormalizeDouble(TP,digits);                              // normalizing Take Profit
//--- receive the current open price for LONG positions
   double open_price=SymbolInfoDouble(symbol,SYMBOL_ASK);
   string comment=StringFormat("Buy %s %G lots at %s, SL=%s TP=%s",
                               symbol,volume,
                               DoubleToString(open_price,digits),
                               DoubleToString(SL,digits),
                               DoubleToString(TP,digits));
   if(!trade.Buy(volume,symbol,open_price,SL,TP,comment))
     {
      //--- failure message
      Print("Buy() method failed. Return code=",trade.ResultRetcode(),
            ". Descrição do código: ",trade.ResultRetcodeDescription());
     }
   else
     {
      Print("Buy() method executed successfully. Return code=",trade.ResultRetcode(),
            " (",trade.ResultRetcodeDescription(),")");
     }

Espero que esse código ajude na definição de SL/TP, mas tenha cuidado quanto ao fato de que ele foi desenvolvido como exemplo para o mercado FX.
Sds.,
Rogério Figurelli


 

Olá Rogério, estou com mesmo problema do Rogériosouza23, e na aba "Diario" aparece - no conection to ....- E aí? Não tenho problemas na rede todas outras páginas na internet.

sds Wander

Razão: