Vai romper hoje ou não? - página 8

 
Trader_Patinhas:

Consegui liquidar as puts junto com as ações. Hoje (18/3) zerei minha posição em bolsa (ações + puts de proteção) em pleno caos. Lucro de +1,3% em relação a 01/JAN. Graças as puts de proteção, saí na pior hora possível com ganho bruto pouquinho acima do CDI.

Minha dúvida agora é se no DARF do IRPF eu posso deduzir o prejuízo das ações do lucro das puts. Se puder, vou pagar 15% somente sobre os 1,3% de lucro e saio com 1,1% de lucro líquido ... se não puder deduzir, vou ter que pagar 15% sobre o lucro das puts e sairei com resultado líquido negativo de uns -4 a -5% (comparado aos quase 50% que a bolsa caiu de 1/JAN pra cá isso é só uma "marolinha").

Agora é se encher de dólar e assistir ao caos do lado de fora, aguardando o momento de recomprar as ações na "bacia das almas". Vou começar me posicionando vendido em umas puts de ações de qualidade que ficaram baratas, em strikes bem fora do dinheiro. Enquanto não houver perspectiva de reversão da crise, vou me posicionar somente naqueles strikes "apocalípticos", aproveitando que a volatilidade está altíssima (se o pior acontecer e o preço chegar lá, estarei comprando qualidade a preço irrisório / se não chegar, ponho um trocadinho no bolso mantendo o lastro em dolar).

Bom dia,

Precisa seguir essas regras:

1) Compensação de IR para operações B3 é Day-Trade com Day-Trade e Swing Trade com Swing Trade. Então você não poderá pegar ações de swing trade e deduzir de operações BMF day-trade.

2) A Compensação com dedução do IR é lucro sobre perdas, ou seja, você primeiro precisa ter os créditos para compensação (ter fechado janeiro negativo) para poder compensar em fevereiro, ou março.....   O invés você não pode (isso seguindo as regras rigorosamente, coisa que nem todos fazem). Então, no seu caso, que você fechou janeiro com LUCRO, então você não tem créditos de impostos para abater nos meses seguintes. Você vai precisar pagar o DARF de janeiro (o que já deveria ter pago em fev/2020). e com o % do seu saldo negativo de fevereiro você utiliza como crédito para  março, ou abril ou ... fechar positivo.

Outra coisa, todo mundo fala que você pode compensar perdas do ano anterior no ano corrente. Na teoria ... pois todas, sem exceções, todas as vezes que tentei fazer isso cai na malha fina, tive que ir a receita mais de uma vez levando um monte de papelada e ao final das contas foi indeferido por compensação de ANO não decorrente do ano VIGENTE. Dai levo toda a documentação dizendo que isso é possível mas na prática eles dizem que não e não e pronto, mas que se eu quiser recorrer vai para mais um ano de análises, etc.... Dai para não ter problemas com meus outros negócios acabo pagando o IR. Então sugiro a você que vire-a-página cada ano e comece do zero, ou tenha um contador e advogado melhor que o meu rsrs.


Depois que comecei a considerar cada ano individualmente, nunca mais cai na malha fina, isso já tem 2 anos consecutivos.

 
Trader_Patinhas:


Show, parabéns pela eficácia. Quanto sua dívida de IRPF, eu não entendo nada ou quase nada, pago um contador para isso 1(um) SM para fazer minha declaração,  mas o pouco que eu sei eu acho que o @Ruy Christian Hoffmann está correto.

Hoje estou como você, assistindo a desgraceira acontecer e muio preocupado comigo e com meus próximos. Faço parte do grupo de risco, pela idade e pela vulnerabilidade da minha saúde, ou seja sou a caça do COVID19. O dindim coloquei em TD e CDB, não quero estresse, porém o MercadoVírus está no sangue e todos os dias vendo WIN no rompimento da mínima(15m)

 
Ruy Christian Hoffmann:

Bom dia,

Precisa seguir essas regras:

1) Compensação de IR para operações B3 é Day-Trade com Day-Trade e Swing Trade com Swing Trade ..

Oi @Ruy Christian Hoffmann, obrigado pela resposta!

Sim, sempre separo completamente swing-trade de day-trade.

A minha dúvida é se posso juntar ações e opções, todas vendidas no mesmo mês, na hora de apurar o lucro líquido em swing trade.

O que aconteceu comigo neste ano é que neste mês de março eu zerei uma posição em ações protegidas por opções, fazendo a venda das opções e das ações com um lucro grande nas opções em um prejuízo igualmente grande nas ações, ficando próximo ao zero-a-zero. O meu lucro apurado nas opções vendidas foi enorme, mas houve um prejuízo quase do mesmo valor nas ações vendidas, restando um pequeno lucro líquido de cerca de 1%. A dúvida é se as opções são tributáveis separadamente (nesse caso eu terei que pagar 15% do lucro nas opções e fico isento nas ações pq tive prejuizo) ou se eu posso juntar opções+ações (tudo swing-trade) e neste último caso eu pagaria os 15% somente sobre o lucrinho de 1% da venda conjunta (opções+ações). 

 

Bom dia,

índices futuros positivos Asia, Europa e America. Boas compras.

 
Rogerio Giannetti Torres:

Bom dia,

índices futuros positivos Asia, Europa e America. Boas compras.

Vá as compras com "mão pequena", porque pode ser apenas mais um "espasmo do gato moribundo" !

Mas este fundo de ontem (19/MAR) realmente foi um pouco diferente dos anteriores ... entrou um fluxo comprador bem mais forte ... isso sugere que talvez os níveis de ontem sejam um "suporte" (não necessariamente o fundo do poço, mas no mínimo um importante suporte, possivelmente um bom ponto de compra ... mas sei lá .. eu sou meio conservador nessas horas, rsrs).

 
Trader_Patinhas:

Vá as compras com "mão pequena", porque pode ser apenas mais um "espasmo do gato moribundo" !

Mas este fundo de ontem (19/MAR) realmente foi um pouco diferente dos anteriores ... entrou um fluxo comprador bem mais forte ... isso sugere que talvez os níveis de ontem sejam um "suporte" (não necessariamente o fundo do poço, mas no mínimo um importante suporte, possivelmente um bom ponto de compra ... mas sei lá .. eu sou meio conservador nessas horas, rsrs).

Olá, 

eu fiz uma colocação errada, como estou operando vendido em WIN, deveria ter dito como diz o Bô Willians,  PROIBIDO VENDER e se for comprar, sim mão pequena...

Em tempo: Só volto as compras qdo IBOV retornar aos 90.000 pts,

Bons negócios.

 
Trader_Patinhas:

Oi @Ruy Christian Hoffmann, obrigado pela resposta!

Sim, sempre separo completamente swing-trade de day-trade.

A minha dúvida é se posso juntar ações e opções, todas vendidas no mesmo mês, na hora de apurar o lucro líquido em swing trade.

O que aconteceu comigo neste ano é que neste mês de março eu zerei uma posição em ações protegidas por opções, fazendo a venda das opções e das ações com um lucro grande nas opções em um prejuízo igualmente grande nas ações, ficando próximo ao zero-a-zero. O meu lucro apurado nas opções vendidas foi enorme, mas houve um prejuízo quase do mesmo valor nas ações vendidas, restando um pequeno lucro líquido de cerca de 1%. A dúvida é se as opções são tributáveis separadamente (nesse caso eu terei que pagar 15% do lucro nas opções e fico isento nas ações pq tive prejuizo) ou se eu posso juntar opções+ações (tudo swing-trade) e neste último caso eu pagaria os 15% somente sobre o lucrinho de 1% da venda conjunta (opções+ações). 

Olá Patinhas,

Pode.

 
Rogerio Giannetti Torres:

Olá, 

eu fiz uma colocação errada, como estou operando vendido em WIN, deveria ter dito como diz o Bô Willians,  PROIBIDO VENDER e se for comprar, sim mão pequena...

Em tempo: Só volto as compras qdo IBOV retornar aos 90.000 pts,

Bons negócios.

Eu só vendido também amigo Rogério.

Nem todos os dias estou com operações pois tá meio esquisito o negócio, mas só vendido, e todos os dias que entrei fechei positivo, com alguns "sustos" mas no final das contas positivo e tem dado certo.

 
Ruy Christian Hoffmann:

Olá Patinhas,

Pode.

Muito obrigado, Ruy, isso é uma ótima notícia. Se não fosse assim, seria necessário superdimensionar o volume da proteção em 17~18% a mais, pra compensar o custo do IR e sair no zero-a-zero líquido.
 

A volatilidade implícita das opções está surreal de alta.

Hoje aproveitei a volatilidade bizarra e vendi a descoberto a R$ 0,42 umas puts de PETR4 no strike de R$ 6,65 vencendo em 20/04, deixando LFT's (Tesouro Selic) como garantia.

Quando 20/04 chegar, só podem acontecer duas coisas: 

1) Se a PETR4 não descer abaixo de R$ 6,65, as puts vão virar pó e minhas LFT's vão me render 6,3% nos próximos 30 dias (não é 6,3% a.a., é 6,3% ao mês! 108% ao ano ! )

2) Se a crise ficar feia a ponto de a PETR4 descer abaixo de R$ 6,65 , serei "forçado" a trocar minhas LFT's por PETR4 ao custo de R$ 6,23 !!!

Não tem como ser mau negócio adquirir PETR4 a R$ 6,23 ... só se a PETR4 quebrar ... e é capaz de o leilão da massa falida dar mais que isso, rsrs.

Fui com mão pequena, pois talvez o mercado caia ainda mais e seja possível, nas próximas semanas, obter taxa de retorno acima de 6% a.m. em strikes ainda mais baixos (ou taxas maiores nesse mesmo strike).

Enquanto a volatilidade implícita das opções estiver assim, não pretendo comprar diretamente nenhuma ação, vou ficar só deixando opções de venda vendidas em preços bem apocalípticos, pra turbinar o rendimento do meu caixa enquanto a crise não passa (ou então trocá-lo por ações de qualidade compradas na "bacia das almas" e ainda com desconto, caso o cenário apocalíptico se concretize). Não vislumbro nenhuma estratégia melhor que essa no momento.

Ah, claro, também aumentei mais um pouco a mão no dólar e no ouro. Vejo uma assimetria de risco interessante aí, com um risco substancial de disparar pra cima e baixíssimo risco de disparar pra baixo. 

Razão: