Cálculo de impostos

 

Oi,

Confesso ter uma dificuldade para compreender impostos, e espero estar corrigindo ela ainda este ano, e nesse processo inicial gostaria da sabedoria de vocês com uma iluminação :


No final de um mês, como sei o quanto ganhei líquido em minhas operações, caso opere APENAS mini índice? Gostaria de calcular mês após mês o meu ganho líquido.

Obrigado!!!

 
Lucas Tavares:

Oi,

Confesso ter uma dificuldade para compreender impostos, e espero estar corrigindo ela ainda este ano, e nesse processo inicial gostaria da sabedoria de vocês com uma iluminação :


No final de um mês, como sei o quanto ganhei líquido em minhas operações, caso opere APENAS mini índice? Gostaria de calcular mês após mês o meu ganho líquido.

Obrigado!!!

Você é obrigado a calcular tudo mês a Mês, porque você tem que pagar imposto de renda todo mês (caso lucro)... Existem vários videos no youtube que explicam isso.

toda corretora tem ferramentas de calculo de IR, são baratas, vale muito a pena usá-las...

;)

 
Flavio Jarabeck:

Você é obrigado a calcular tudo mês a Mês, porque você tem que pagar imposto de renda todo mês (caso lucro)... Existem vários videos no youtube que explicam isso.

toda corretora tem ferramentas de calculo de IR, são baratas, vale muito a pena usá-las...

;)

Obrigado!!
No caso, eu uso o calculador da corretora e ele se aplica apenas à conta que está ativado? No caso, quero utilizar para mais de uma conta o mesmo calculador, conseguiria?
 

Eu tambem tenho essas dúvidas sobre imposto

1°é sempre no final do mês?

2°tem valor minimo?

3° e se eu fizer Exemplo: 5k em 1 dia, ja sou obrigado a pagar imposto de renda na hora? ou posso ir fazendo meus trades diariamente e descontar no final do mês os 20%?

 

Se você tiver lucro no mês corrente, você é OBRIGADO a declarar o lucro até o final do M6es seguinte (éo tal de PAGAR a DARF)... É por isso que eu recomendo os programas de IR que já vem com a corretora que você usa...


É claro que muda de figura se você opera com mais de uma corretora...

;)

 

Faz uma planilha simples com os cálculos, depois pelas notas de corretagem vc vai adicionando os valores nos campos e a planilha vai calculando pra vc.

Edit:

Em anexo um modelo que fiz.

Arquivos anexados:
 
Lucas Tavares:

Oi,

Confesso ter uma dificuldade para compreender impostos, e espero estar corrigindo ela ainda este ano, e nesse processo inicial gostaria da sabedoria de vocês com uma iluminação :


No final de um mês, como sei o quanto ganhei líquido em minhas operações, caso opere APENAS mini índice? Gostaria de calcular mês após mês o meu ganho líquido.

Obrigado!!!

Na duvida, contrate um serviço especializado. Sua corretora poderá indicar.

[ ]'s

 
Obrigado a todos,
Irei tentar usar a planilha, no mais, recorrerei ao serviço de calculadora de imposto de renda pra pegar a visão caso necessário.
 
Lucas Tavares:

Oi,

Confesso ter uma dificuldade para compreender impostos, e espero estar corrigindo ela ainda este ano, e nesse processo inicial gostaria da sabedoria de vocês com uma iluminação :


No final de um mês, como sei o quanto ganhei líquido em minhas operações, caso opere APENAS mini índice? Gostaria de calcular mês após mês o meu ganho líquido.

Obrigado!!!

Se você só operar mini-índice e somente daytrade, fica muito fácil.

É só pegar as notas de corretagem diárias e somar os resultados finais líquidos (positivos ou negativos) de cada dia do mês.  Resultado "líquido" aqui significa descontado de corretagem, emolumentos, impostos e tudo o que disser respeito à negociação (só tem que ficar atento pra ver se a corretora não insere outros débitos que não tenham a ver com a negociação, como assinatura de plataformas, etc., pois isso fica de fora, mas geralmente a nota de corretagem só tem despesa de trade mesmo). 

Nos meses em que o resultado líquido for negativo, você não faz nada.

Nos meses em que o resultado for positivo, você tem que pagar um DARF referente a 20% do lucro líquido obtido no mês, podendo compensar resultados negativos de meses anteriores no cálculo do valor do DARF. Por exemplo, se vc lucrou R$ 8 mil neste mês, mas teve prejuízo de R$ 2 mil no mês anterior, você paga 20% de R$ 6 mil, que dá R$ 1200.

Na hora do ajuste anual (até 30 de abril do ano seguinte), vc tem que lembrar de declarar tudo o que você lucrou no ano e tudo o que vc pagou de DARF como imposto pago.

Verdadeira complicação tributária é quando vc aluga ações, vende a descoberto, atravessa long&short de um mês pro outro, monta ou desmonta estruturas de opções de forma fracionada atravessando de um mês pro outro... aí é um "ó" pra calcular o imposto de renda ... e não adianta perguntar a contadores porque 99% deles também não sabem calcular, ou, se afirmarem que sabem ("fica tranquilo, deixa comigo!"), vão calcular errado e vc cai na malha fina ... o melhor é vc mesmo estudar a legislação e fazer sua declaração ... ou então evitar essas tipos de operação, que foi o que decidi pra mim, kkk! ... várias vezes tenho vontade de brincar com uns long&short, mas quando penso na trabalheira de apurar os números pro imposto de renda eu desisto, kkk 

 
Muito obrigado Patinhas!!! Vou usar a planilha do PSRC entendendo o que estou fazendo!
Razão: