Usando indicadores do MT4 para análise de ativos BM&FBovespa

 

Compartilho no gráfico abaixo um teste que fiz utilizando o modo offline do MT4 para análise de ativos BM&FBovespa.

Para geração do arquivo de histórico, adaptei o script em https://www.mql5.com/pt/forum/23301, escrito pelo colega Andrey Voytenko para MT5.

Ou seja, os dados de PETR4 são do MT5 e foram exportados para o MT4 (arquivo .hst). 

Para quem não abre mão de alguns dos indicadores do MT4, mas não tem dados da BM&FBovespa, essa pode ser uma boa alternativa, obviamente para análise de swing e position trading.

Uma outra ideia seria utilizar o recurso para unificar séries de índices, fica a ideia para quem desejar abrir um tópico para trabalhar nesse sentido.

Quem tiver outras ideias de utilização desse recurso, fique à vontade de compartilhar por aqui. 

MetaTrader Trading Platform Screenshots

!PETR4, M15, 2014.04.26

MetaQuotes Software Corp., MetaTrader 4, Demo

Uma experiência de análise de PETR4 dentro do novo MT4

!PETR4, M15, 2014.04.26, MetaQuotes Software Corp., MetaTrader 4, Demo


 

Outro exemplo, agora com um sinal do MT4 com PETR4,M15:

MetaTrader Trading Platform Screenshots

!PETR4, M15, 2014.04.26

MetaQuotes Software Corp., MetaTrader 4, Demo

Teste de Sinal em PETR4 no MT4

!PETR4, M15, 2014.04.26, MetaQuotes Software Corp., MetaTrader 4, Demo


 
figurelli:

Outro exemplo, agora com um sinal do MT4 com PETR4,M15:


Excelente trabalho Figurelli, não querendo ser questionador, não me leve a mal, mas o MT5 não oferece os mesmos indicadores, e aqueles que ainda não estão a disposição, facilmente podem ser transformados a um custo muito barato na Seção Serviços do site mql5. Ou existe alguma outra vantagem que não consegui ver?
 
PauloBrasil:
Excelente trabalho Figurelli, não querendo ser questionador, não me leve a mal, mas o MT5 não oferece os mesmos indicadores, e aqueles que ainda não estão a disposição, facilmente podem ser transformados a um custo muito barato na Seção Serviços do site mql5. Ou existe alguma outra vantagem que não consegui ver?
Olá Paulo, obrigado, boa questão, meu principal interesse está na possibilidade de criar e testar históricos personalizados, algo que infelizmente não é possível fazer no MT5.

Esse problema afeta diretamente o backtesting de instrumentos com data de vencimento, como opções e índices futuros.

Com um recurso desses e um EA idêntico para MT4 e MT5, torna-se possível o backtesting de instrumentos com data de vencimento combinados em uma série histórica, que é uma das funcionalidades que gostaria de ter controle para trabalhar nos EAs para BM&FBovespa.
 
figurelli:
Olá Paulo, obrigado, boa questão, meu principal interesse está na possibilidade de criar e testar históricos personalizados, algo que infelizmente não é possível fazer no MT5.

Esse problema afeta diretamente o backtesting de instrumentos com data de vencimento, como opções e índices futuros.

Com um recurso desses e um EA idêntico para MT4 e MT5, torna-se possível o backtesting de instrumentos com data de vencimento combinados em uma série histórica, que é uma das funcionalidades que gostaria de ter controle para trabalhar nos EAs para BM&FBovespa.

Agora entendi! Realmente dentro desta pespectiva é uma excelente idéia! Parabéns mais uma vez!

Bem somos sabedores que os dados históricos para forex são desde 1970, e são fornecidos pela própria Metaquotes, com uma qualidade muito boa, acredito que em torno de 80% confiável. Até porque são dados disponibilizados por um corretora parceira deles muito conceituada. E quanto as informações da Bovespa! É algo que tenho curiosidade, quem disponibiliza o base de dados do histórico? E a partir de que data eles são disponibilizados?  Sinceramente ainda não baixei a plataforma demo para a Bovespa, mas estou começando a me motivar para operar na Bovespa  e  se tiver a certeza de poderei confiar na MT5, provavelmente estarei diversificando meus investimentos

 
PauloBrasil:

Agora entendi! Realmente dentro desta pespectiva é uma excelente idéia! Parabéns mais uma vez!

Bem somos sabedores que os dados históricos para forex são desde 1970, e são fornecidos pela própria Metaquotes, com uma qualidade muito boa, acredito que em torno de 80% confiável. Até porque são dados disponibilizados por um corretora parceira deles muito conceituada. E quanto as informações da Bovespa! É algo que tenho curiosidade, quem disponibiliza o base de dados do histórico? E a partir de que data eles são disponibilizados?  Sinceramente ainda não baixei a plataforma demo para a Bovespa, mas estou começando a me motivar para operar na Bovespa se e tiver a certeza de poderei confiar na MT5, provavelmente estarei diversificando meus investimentos

Obrigado Paulo, realmente o MT5 na BM&FBovespa ainda não tem históricos tão significativos comparados com o Forex, mas tipicamente estão em 5 anos para ativos do mercado a vista, o que já permite criar boas estratégias.

O maior problema é mesmo nos instrumentos financeiros sem continuidade por vencimento de contratos, nesse caso existem vários fornecedores no Brasil de market data, cada um com sua versão de dados, mas o ideal era que essa informação fosse disponibilizada já pela corretora no próprio MT5, facilitando e qualificando o backtesting de todos. 

 

oi, como faço para exportar o arquivo hst para o mt4? onde colo o arquivo?

Razão: