Quanto tempo você considera suficiente para testar uma estratégia antes de operar em conta e condições reais? - página 3

 
rodrixl:

Entendi, mas esse tamanho da amostra maior não seria simplesmente um, jogar um dado 50 vezes pra tentar acertar o próximo movimento, ou tentar acertar jogando apenas uma vez? já que o próximo movimento não depende (será que não mesmo?) do passado? 

ps: Eu particularmente prefiro acreditar que o passado tem uma certa influência no futuro preço, o que justifica um teste com longos períodos. Mas como nem todo mundo pensa assim, postei isso só pra refletirmos mesmo, se uma amostra grande aumenta de fato o poder de previsão?

Tenho uma linha de pensamento nessa área, mas melhor não contaminar as opiniões por enquanto.

Note que não falei que o passado não é importante, apenas que o backtesting é uma ferramenta imprecisa.

 

1 semana acho suficiente. Toda estratégia tem que ter, margem de lucro e margem de perda. Se nos últimos 5 dias de amostragem com diversos fatores econômicos, você comprando e vendendo e não obteve sucesso, é hora de mudar. Quando você erra, você tem essa visão do erro. Ninguém vai ficar perdendo dinheiro um mês testando uma estratégia que há 3 semanas não da certo. Aconteça o que acontecer, estratégia boa é aquela que ganha mais do que perde.

 
katsu:

1 semana acho suficiente. Toda estratégia tem que ter, margem de lucro e margem de perda. Se nos últimos 5 dias de amostragem com diversos fatores econômicos, você comprando e vendendo e não obteve sucesso, é hora de mudar. Quando você erra, você tem essa visão do erro. Ninguém vai ficar perdendo dinheiro um mês testando uma estratégia que há 3 semanas não da certo. Aconteça o que acontecer, estratégia boa é aquela que ganha mais do que perde.

Interessante katsu, está dentro da filosofia de que é melhor errar rápido do que acertar devagar. 

Entretanto já vi excelentes estratégias que fracassaram nos primeiros meses e depois viraram o jogo.

 
richeraraujo:

Eu não concordo muito com essa teoria não,  EA q fica semana sambando de lado rastejando igual cobra, pega uma outras semanas e racha o cano...!

Nem todo dia o  mar esta para peixe! lol 

então uma semana pra mim não da pra dizer se o sistema eh bom ou ruim. 

Então richeraraujo, quando eu instalo um EA, eu vejo onde entrou, que horas e porque ele entrou. Se um EA fica sambando pra mim já não presta porque ele não está preparado para seu ganho. Tem alguns EAs que demoram para treidar, porque eles tem alguns fundamentos e esperam o momento certo, neste caso, tudo bem. Tem outros que entram e saem rapidamente que são configurados para pegar poucos pips. Por isso eu atuo desta maneira, mas são robôs e robôs, cada um com sua configuração, mas sou da seguinte pessoa, se coloca uma grana numa conta real e ele perde todos os dias da semana, eu caio fora. Mas cada um tem sua forma de gestão para os Eas, não condeno nenhuma é só minha forma de pensar. Me imagino numa corretora, mostrando para o cliente um EA que estava testando um robô novo e apresento resultados ruins, creio que ele não permitirá utilizá-lo mais. 

 
Uma forma de filtrar melhor o tempo mínimo de amostragem inicial, e que uso no meu método, é definir uma meta de máximo drawdown e mínimo retorno em um determinado tempo, baseada nos resultados de backtesting.
 

Acredito que uma estrategia bem desempenhada não precisa de tempo maximo ou minimo para ser levada em conta.

se você usa um EA que se move em tendência ele pode funcionar por anos ate encontrar um periodo de estabilidade que é o que estamos a passar.

 
MarcioLivrament:

Acredito que uma estrategia bem desempenhada não precisa de tempo maximo ou minimo para ser levada em conta.

se você usa um EA que se move em tendência ele pode funcionar por anos ate encontrar um periodo de estabilidade que é o que estamos a passar.

Olá MarcioLivrament, obrigado por compartilhar, interessante teus argumentos, mas, se possível, poderia explicar melhor o que é uma estratégia bem desempenhada para você e como essa métrica de qualidade pode ser independente de tempo para ser medida?

Ou ainda, para construir um EA que se move em tendência também é preciso estimar a tendência. Como seu EA sabe qual é a real tendência atual? 

Grato. 

 

Viva a todos, eu acredito que uma estratégia boa tem que ter excelente r/r, tem que ter uma boa amostra (nr de ordens /mês).

Tenho a certeza que optimizações para certos peridos são um fracasso.

Tenho a certeza que estratégias do género take 3 stop 30 é o que os brokers mais gostam.

Tenho a certeza que a maioria dos Marketiers/Brokers não são mininamente sérios.

Tenho a certeza que tick scalpers são uma ilusão.

Tenho a certeza que a maioria dos traders que colocam um ea na sua conta nem sabem as codições reais da estratégia em causa. 

Tenho a certeza que grande parte das estratégias não são eficientes se por exemplo dobrar-mos o spread no par estudado ( o que é perfeitamente normal acontecer na vida real) 

Poucas são as estratégias que fazem o mesmo backtest/forwardtest, devido a todas a particularidades atrás referidas.

Quanto mais simples melhor (para nós investidores).

Tenho a certeza que milagres não existem, mas sim disciplina e reação. 

Bons pips a todos

 
figurelli:

Olá MarcioLivrament, obrigado por compartilhar, interessante teus argumentos, mas, se possível, poderia explicar melhor o que é uma estratégia bem desempenhada para você e como essa métrica de qualidade pode ser independente de tempo para ser medida?

Ou ainda, para construir um EA que se move em tendência também é preciso estimar a tendência. Como seu EA sabe qual é a real tendência atual? 

Grato. 

Opa figurelli,

Uma estrategia bem desempenhada para mim é uma estrategia logica como exemplo uma vez vi que um programador "importante no Brasil"  que assinalava compra de LAME4 as segundas feiras e venda no mesmo ativo as Quintas feiras. Poderia dizer que essa estrategia seria CICLO, mas nitidamente isso um dia falhara pois quando o mercado mudar 1 grau quer que seja de direção os sinais mudaram de dias.

Um sistema bom para mim é usar um stop 3 vezes menos que o take. Para cada 3 erros 1 acerto, esse eu acredito que seja a media do mercado, ou seja para cada 1% de stop 3% de take independente da direção, isso ja é um bom começo para uma estrategia. 

Estimar tendencia me lembrou fibonacci, acredito que essa é mais uma estrategia não logica (1, 1, 2, 3, 5, 8...) é irreal em um mundo sem cabeça e de muitos indicadores. Para estimar tendencia, pode ser usado fator econômico, pivot, suporte e resistência esses dois ultimo são os melhores. Quero aproveitar e pedir para comparar o Fibonnaci com Suporte ou Resistencia, repare que onde tem Fibo, tem Suporte ou ressistencia e onde tem suporte e ressitencia dificilmente tem fibo, na verdade o suporte e resistencia esta em quase todos os indicadores...

A tendencia pode ser definida pelas medias moveis tranquilamente.

Vou esclarecer que tudo o que digo aqui são coisas básicas para o mercado, pena que o mercado é bem mais que graficos ou economia. Quando falo que "acredito ou não acredito" é algo extremamente pessoal, ou seja, eu e meus botões minha estrategia se baseia basicamente sobre esses temas sim, mas não sobre as respostas exatas. Recentemente enviei um Artigo para MQL5 que fala sobre o medo de investir e como burlar isso, eu falo um pouco mais sobre um bom sistema, espero que MQL5 agilize a analise :D 

Muito obrigado pela atenção espero ter sanado as duvidas, devo ter colocado mais algumas, mas isso é coisa do mercado :)

 

Abraços 

 
mapq:

Viva a todos, eu acredito que uma estratégia boa tem que ter excelente r/r, tem que ter uma boa amostra (nr de ordens /mês).

Tenho a certeza que optimizações para certos peridos são um fracasso.

Tenho a certeza que estratégias do género take 3 stop 30 é o que os brokers mais gostam.

Tenho a certeza que a maioria dos Marketiers/Brokers não são mininamente sérios.

Tenho a certeza que tick scalpers são uma ilusão.

Tenho a certeza que a maioria dos traders que colocam um ea na sua conta nem sabem as codições reais da estratégia em causa. 

Tenho a certeza que grande parte das estratégias não são eficientes se por exemplo dobrar-mos o spread no par estudado ( o que é perfeitamente normal acontecer na vida real) 

Poucas são as estratégias que fazem o mesmo backtest/forwardtest, devido a todas a particularidades atrás referidas.

Quanto mais simples melhor (para nós investidores).

Tenho a certeza que milagres não existem, mas sim disciplina e reação. 

Bons pips a todos

Posso falar algumas coisas?

achei a estragia take 3 para stop de 30 um tanto esperançosa por isso 95% do mercado perde dinheiro, experimente novos take e stops

Tick scalp é o formador da tendencia se existise um grafico em 1s (segundo) eu apoiaria :D

Concordo que maior parte das estrategias não funcionam por isso na hora de fazer um back test use diferentes spreads, esses robores com lucros absurdo podem muito bem vi de spread 0, ou seja, isso só acontece na bolsa e com mais de 1 kilo

A simplicidade é a voz da preguiça :D meu filho esta começando a andar e eu vejo a dificuldade que é dele tentar ficar em pé

Milagres existem sim eu achei o meu :D

abraços 

Razão: