Qual o motivo de operações via terminais abertos como o MT5 ainda não serem realidade nas corretoras brasileiras?

 

Recentes discussões no tópico sobre HFT criado pelo Figurelli (https://www.mql5.com/pt/forum/18984 ), me veio essa questão: Porque será que os mercados brasileiros ainda não incentivam e não divulgam informações sobre operar com terminais abertos como o metatrader5 ? Seria falta de tecnologia ? burocracia demais ? questões estratégicas ?. Diante dessa e outras perguntas que abri esse tópico para tentar entender o motivo de, mais uma vez, o brasil apesar de ter uma das maiores bolsas do mundo, está tão atrasado, com Home brokers que beiram a idade da pedra!

Algumas questões relevantes: 

 - Já é possivel operar via MT5 ou outros terminais no brasil ? Se sim, como, onde quanto custa? como fazer ?

- Porque não é divulgada essa possibilidade ?

- Existe algum impedimento legal, burocrático ou técnico (de verdade) para impedir que tenhamos as cotações em tempo real do Bovespa/BM&F no metatrader ?  

para começar a discussão, ouvi falar que só existe uma corretora fornecendo operação via MT5 no Brasil, mas em uma pesquisa no site dessa corretora deles não encontrei nenhuma informação de como fazer isso, quanto custa etc. Alguem tem maiores informações ?

Abraços! 


 
rodrixl:

Recentes discussões no tópico sobre HFT criado pelo Figurelli (https://www.mql5.com/pt/forum/18984 ), me veio essa questão: Porque será que os mercados brasileiros ainda não incentivam e não divulgam informações sobre operar com terminais abertos como o metatrader5 ? Seria falta de tecnologia ? burocracia demais ? questões estratégicas ?. Diante dessa e outras perguntas que abri esse tópico para tentar entender o motivo de, mais uma vez, o brasil apesar de ter uma das maiores bolsas do mundo, está tão atrasado, com Home brokers que beiram a idade da pedra!

Rodrigo, antes de mais nada parabéns pela criação de mais um excelente tópico, muito dentro da realidade brasileira, e que poderá ajudar a todos nesse processo de posta em marcha do MT5 no Brasil.

Lembro apenas para cuidarmos para não citar nomes de corretoras, seguindo as regras do Fórum (note que editei tua mensagem original para suprimir um nome informado, o que tenho a obrigação de fazer e orientar como Moderador), mas acredito que isso já seja de conhecimento e esteja tranquilo para todos.

rodrixl:

Algumas questões relevantes: 

 - Já é possivel operar via MT5 ou outros terminais no brasil ? Se sim, como, onde quanto custa? como fazer ?

- Porque não é divulgada essa possibilidade ?

- Existe algum impedimento legal, burocrático ou técnico (de verdade) para impedir que tenhamos as cotações em tempo real do Bovespa/BM&F no metatrader ?  

para começar a discussão, ouvi falar que só existe uma corretora fornecendo operação via MT5 no Brasil, mas em uma pesquisa no site dessa corretora deles não encontrei nenhuma informação de como fazer isso, quanto custa etc. Alguem tem maiores informações ?

Bem, vamos às tuas perguntas, dentro do que eu tenha conhecimento, já que acredito que a pessoa mais qualificada para responder essas perguntas é o Érico, diretor da empresa que representa a MQ em toda América Latina (na prática qualquer um de nós pode endereçar perguntas diretamente para o escritório através de PM para o perfil MetaQuotes Brazil Office).

Então, antes de mais nada, vou contar um pouco da história, para ficar mais claro o entendimento de todos desse processo, através das informações públicas aqui no Fórum.

2012.05.02 19:01 - MetaQuotes Software Corp. Opens Its Representative Office in Brazil
2012.08.27 16:37 - MetaTrader 5 Trading Platform Certified by the Largest Brazilian Exchange BM&FBOVESPA
2012.10.05 00:00 - Interview with Rogério Figurelli (ATC 2012)
2013.02.04 14:09 - BM&FBOVESPA's Financial Instruments Now in MetaTrader 5
2013.02.04 14:09 - MetaTrader 5 Gateways & Connectivity

Acredito que o ano principal foi 2012, que, como comentei na entrevista acima ainda nesse mesmo ano (que traz uma sinopse dos fatos e visão do momento), o primeiro passo mais relevante havia acontecido, que foi a certificação da plataforma na BM&FBovespa.

Na prática já existem vários traders operando em conta piloto, embora nesse momento esteja suspensa a criação de novas contas.

Mas como os detalhes entram em conflito com minhas funções de Moderador e profissional na área, prefiro não comentar, afinal estamos no meio desse processo.

 

Fantástico! imagino o trabalho que deu lembrar oq foi discutido já, localizar os tópicos e organizar as informações! grande trabalho!

 Bom saber que já estamos com alguma expectativa de começar a utilizar na prática os EA´s no ibov rs. Não sei se você saberia (ou poderia informar), qual fator é a principal barreira para que as corretoras consigam se habilitar a usar essa plataforma?

E quanto a disponibilizar o sinal em tempo real, a restrição é legal, burocrática ou estratégica (aqui leia-se falta de interesse também rs)  a existir um servidor de sinal com essa informação?  

 

Obrigado pelas contribuições! 

 

Estamos aguardando ansiosamente em relação a esta notícia, pois quero investir aqui no Brasil, onde temos segurança legal em relação ao nosso dinheiro, eu tenho 3.300 aplicado numa corretora estrangeira, mas a confiança não é 100% (tratando do nosso dinheiro a garantia tem de ser 100%), porém eu dominando o conhecimento de investimento em ações, mercado futuro e indice bovespa, com certeza investiria muito mais do que R$ 7000 e operando numa plataforma igual a MT5 com uma infinidade de ferrramentas, como diz o ditado: "são outros quinhentos"!

 
figurelli:

Na prática já existem vários traders operando em conta piloto, embora nesse momento esteja suspensa a criação de novas contas. 

Acredito que ainda são necessários alguns pequenos ajustes, mas a plataforma MT5 e sua política de distribuição gratuita, com cotações também gratuitas (mesmo que seja com delay), tem todos os requisitos necessários para se popularizar no Brasil. Acredito que seja só uma questão de tempo para a plataforma MT5 rodar tranquilamente na Bovespa.
 

Acredito que também seja uma falta de conhecimento dos brokers (sim, pois pra falar a verdade, muita gente que trabalha em corretora aqui no Brasil está desatualizada quanto às novidades fora do Brasil! E também sobre o mercado de plataformas no Brasil (que é muito lucrativo, para eles!) Tem tudo isso que voces disseram, mas acredito que tem um pouco de lobby também, que sufoca a concorrência, como também pode existir (falei que pode existir, não falei que existe) lobby para impedir de o Forex ser autorizado no Brasil perante as leis. 

 

Grato 

 

De fato as soluções pra automatização de trades existentes por aqui estão a anooos luz doq o metatrader proporciona, não vou citar as corretoras que já vi produtos desse tipo mas é deprimente, uma até é mais bacaninha mas uma linguagem extremamente limitada, da pra fazer quase nada. As outras é uma confusão tão grande pq tem que criar planilhas do excel para fazer a comunicacao DDE com o servidor deles, no final da demonstração não da pra entender nada como se programa nessa interface.

 

Quando o MT5 chegar ao mercado brasileiro, acredito que a revolução vai ser tão grande que vai ser uma correria atrás de cursos, treinamentos e consultoria de MT5 rs alguem compartilha essa impressão ? Existirá uma demanda para esses profissionais ? rs Esse é o tema para mais uma enquete!

 
Vai ser uma revolução muito boa, Eu msm qtos anos  pagando por plataforma para ver gráfico, outra para enviar ordem,  mas a horas deles estão chegando*, apesar que o povo brasileiro esta acostumado com um HB!
Razão: