Radar do fórum internacional

 

Decidi criar esse tópico para formar uma espécie de radar do fórum internacional, no formato de diretório, para trazer algumas dicas de tópicos internacionais do fórum que considero relevantes compilar uma sinopse do que está sendo discutido em português. 

Sei que não será uma tarefa fácil, até porque quero fazer isso, se possível, em todos idiomas. Mas mesmo que meu Mandarim e Russo estejam enferrujados ;-) , vou utilizar as ferramentas de tradução disponíveis.

Sugestões de tópicos e colaborações nesse sentido são todas bem-vindas, a ideia é apenas dar o passo inicial.

Regra 1) Recomendo apenas evitarmos redundância, ou seja, a ideia aqui é ser apenas um diretório, quem quiser acompanhar os posts originais basta clicar no botão de tradução (PT) existente na barra de cada item e caso alguém se interesse em repercutir um assunto específico dos tópicos internacionais, caso ganhe corpo nesse tópico, basta criar um novo tópico equivalente em português divulgando aqui o link (ou claro, se dominar o idioma original, participar diretamente da discussão do tópico).

Regra 2) Por favor, leia novamente a regra 1 e não repercuta aqui os assuntos para evitar redundância!

Regra 3) Se não conseguirmos cumprir as regras 1 e 2, anteriores, provavelmente esse tópico será extinto por ficar fora das regras gerais do fórum, portanto conto com a colaboração de todos nesse sentido.

 

Forum on trading, automated trading systems and testing trading strategies

Backtesting opinion

doshur, 2014.01.06 15:59

In your opinion, if a EA is profitable in the 10 years backtest,

1. would it be profitable when it goes live? If not why? What are the reasons?

2. the EA is not optimize to the recent market changes and if it is profitable with 10 years data, isn't it very robust? 

Opiniões sobre o backtesting

Nesse tópico, que estou participando (o que não quer dizer que estarei em todos apresentados aqui), está sendo discutido se um EA com backtesting de 10 anos será lucrativo quando for para o mercado real.

Minha linha de pensamento é que a resposta depende da qualidade dos algoritmos do EA, e sua capacidade de se adaptarem às mudanças de mercado. Também sigo a linha das incertezas de mercado e possibilidade de cisnes negros impactarem a expectativa a partir desse backtesting.

Mas existem várias linhas que me chamaram a atenção, como a discussão em relação ao fato de que a maior quantidade de liquidez existente hoje dentro do mercado forex iria influenciar os preços de forma diferente, em relação a muitos anos atrás. Será que no índice Bovespa não temos um impacto assim também?

Outro ponto relevante é a análise da performance dos participantes em campeonatos do MetaTrader em relação ao backtesting divulgado anteriormente (isso é possível porque, principalmente no último campeonato realizado, em 2012, alguns participantes divulgaram seus backtestings utilizados para setup dos EAs que competiram).

Bem, esse é o resumo da ópera, quem quiser acompanhar os posts originais basta clicar no botão de tradução (PT) existente na barra de cada item. 

 

Форум по трейдингу, автоматическим торговым системам и тестированию торговых стратегий

MQL5 Cloud Network: Вы все еще считаете?

MetaQuotes, 2012.09.29 14:35

Скоро будет год с момента, когда была запущена сеть распределенных вычислений MQL5 Cloud Network. Это революционное по своей значимости событие ознаменовало начало новой эры в алгоритмической торговле - ведь теперь любой трейдер в пару кликов мышки может получить в свое распоряжение сотни и тысячи вычислительных ядер для оптимизации своей торговой стратегии.


MQL5 Cloud Network: você acredita?

Nesse tópico, no fórum em russo, é feita uma análise comparativa utilizando agentes em nuvem, considerando uma otimização com 3892 passagens. Tem um passo a passo muito bom do processo, que recomendo para quem está utilizando a Cloud para testes e deseja aprender um pouco mais.

No exemplo/case proposto, trabalhando com cerca de 500 agentes o tempo de simulação foi de 24 minutos e o custo de 0,23 créditos.

Comparando com uma simulação local, com 4 agentes, a otimização precisaria esperar mais (500 agentes em nuvem * 24 minutos / 4 agentes locais) = 3.000 minutos, que corresponde a 50 horas ou um pouco mais de 2 dias!

A lógica do tópico é que você pagou apenas 0,23 créditos por 50 horas de cálculos de otimização dos parâmetros da estratégia de negociação, e questiona o que no mundo real se pode comprar nesse valor.

Nas discussões sobre a comparação aparecem várias questões de problemas de otimização, como alguns provedores da nuvem que utilizam servidores VPS para isso.

Também são discutidos alguns aspectos de restrições de segurança das estratégias testadas na Cloud.

Lembro que quem quiser acompanhar os posts originais basta clicar no botão de tradução (PT) existente na barra de cada item, embora a versão gerada pelo tradutor automático de russo para português fique a desejar.

MQL5 Cloud Network: Вы все еще считаете?
MQL5 Cloud Network: Вы все еще считаете?
  • www.mql5.com
Скоро будет год с момента, когда была запущена сеть распределенных вычислений MQL5 Cloud Network.
 
Muito bom este tópico figurelli.
 
tcferreira:
Muito bom este tópico figurelli.
Thiago, muito obrigado, contribuições são bem-vindas!
 
Parabens pelo tópico! voltando ao primeiro post, é realmente intrigante a questão dos backtests, 10 anos é um período considerável com crises, momentos de bonanza e de recessão, mas como bem falado, as variáveis que determinam as mudanças de hj não são as mesmas de outrem, mass, as de 10 anos atrás não foram as mesmas que impactaram as mudanças de 5 anos atrás, ai me pergunto, se o algoritimo conseguiu "sobreviver" 10 anos não é necessariamente "esperto" o suficiente pra mais 10 e se for, qual seria o período minimo para considerarmos ele esperto o suficiente? rs volta a discussão de outro tópico de quando um algoritimo está pronto pro mercado, mas não seria essa uma boa medida?
 
rodrixl:
Parabens pelo tópico! voltando ao primeiro post, é realmente intrigante a questão dos backtests, 10 anos é um período considerável com crises, momentos de bonanza e de recessão, mas como bem falado, as variáveis que determinam as mudanças de hj não são as mesmas de outrem, mass, as de 10 anos atrás não foram as mesmas que impactaram as mudanças de 5 anos atrás, ai me pergunto, se o algoritimo conseguiu "sobreviver" 10 anos não é necessariamente "esperto" o suficiente pra mais 10 e se for, qual seria o período minimo para considerarmos ele esperto o suficiente? rs volta a discussão de outro tópico de quando um algoritimo está pronto pro mercado, mas não seria essa uma boa medida?
Obrigado Rodrigo, essa tua questão é a que envolve a linha da Lógica do Cisne Negro, ou seja, a incerteza em relação a eventos de alto impacto que podem acontecer e que não apresentam indícios na análise estatística e do passado.
 

Forum on trading, automated trading systems and testing trading strategies

My EA does a double entry

doshur, 2013.12.21 03:21

I remember someone who had the same problem and use xxxx.

I could not find that thread, if anyone can help me out that would be a big thanks.


Meu EA está fazendo entradas duplas

Nesse tópico está sendo analisado um possível bug do MT5 que tem acontecido com alguns usuários no momento que executam a função PositionOpen() em conta real.

A linha de identificação chegou à conclusão que existe um atraso após a abertura da posição e a verificação feita pela função PositionSelect() da existência da posição aberta, ocasionando a reabertura de posições.

Acredito que é um bom tópico de estudo para desenvolvedores, principalmente para criação de algoritmos de controle de risco nessas situações. 

 
figurelli:

Meu EA está fazendo entradas duplas

Nesse tópico está sendo analisado um possível bug do MT5 que tem acontecido com alguns usuários no momento que executam a função PositionOpen() em conta real.

A linha de identificação chegou à conclusão que existe um atraso após a abertura da posição e a verificação feita pela função PositionSelect() da existência da posição aberta, ocasionando a reabertura de posições.

Acredito que é um bom tópico de estudo para desenvolvedores, principalmente para criação de algoritmos de controle de risco nessas situações. 

interessante isso, meus EA todos nos mini-inidce coloco lote para iniciar com lot 1 ele sempre incia com 2, com duas ordem...eu estava puto com isso, mas tive que me acostumar com isso!

pq nunca encontrei uma solução para isso. 

 

Vcs que são entendidos disso.

 

tem alguma coisa pra fazer pra ele seguir o lote fixo, meu programador não consegue achar o erro disso :/?

 
richeraraujo:

Vcs que são entendidos disso.

 

tem alguma coisa pra fazer pra ele seguir o lote fixo, meu programador não consegue achar o erro disso :/?

Richer, estou particiando desse fórum e em breve irei compilar aqui o resultado em português, mas podes ir acompanhando por lá em tempo real (aliás podemos abrir um tópico em português para fazer os testes do código final na BM&FBovespa).
Razão: