Risco/Retorno da Bovespa versus Forex, qual o melhor?

 
  • 20% (4)
  • 20% (4)
  • 5% (1)
  • 55% (11)
  • 0% (0)
Total de votos: 17
 

Quando comparo ROI entre BM&FBovespa e Forex,  a primeira coisa que me ocorre são os custos de corretagem, que ainda representam um valor significativo no nosso mercado, em comparação a outros mercados internacionais e o próprio Forex, onde as taxas são reduzidas aos spreads baixos e particulares de cada instrumento.

Mesmo assim, a BM&FBovespa possui instrumentos financeiros altamente competitivos e populares, como por exemplo o Índice Futuro Bovespa, que se aproxima, guardadas as devidas proporções, da volatilidade e liquidez de vários pares do Forex.

Mas, levando em conta apenas o fator Risco/Retorno, qual o melhor para você?

 
O Bovespa através de uma corretora internacional, como a ActivTrades por exemplo, que possui Forex, o Bovespa tem o custo menor, chegando a custar 1 centavo por pip para operações de micro lotes. Já aqui no Brasil eu não sei quanto seria o seu custo, por isso escolhi Forex, devido aos baixos custos e também a possibilidade de ter um risco baixo, se gerenciando o capital e operando com uma estratégia conservadora, é claro.
 
figurelli:

Quando comparo ROI entre BM&FBovespa e Forex,  a primeira coisa que me ocorre são os custos de corretagem, que ainda representam um valor significativo no nosso mercado, em comparação a outros mercados internacionais e o próprio Forex, onde as taxas são reduzidas aos spreads baixos e particulares de cada instrumento.

Mesmo assim, a BM&FBovespa possui instrumentos financeiros altamente competitivos e populares, como por exemplo o Índice Futuro Bovespa, que se aproxima, guardadas as devidas proporções, da volatilidade e liquidez de vários pares do Forex.

Mas, levando em conta apenas o fator Risco/Retorno, qual o melhor para você?

figurelli, depende do que você está falando, pra mim a operação que tem melhor relação risco/retorno são swing trade, position trade e buy and hold de empresas boas, principalmente o buy and hold. Falando de day trade, pra mim é muito legal operar mini índice ou índice cheio...

 tcferreira, a corretagem das corretoras aqui no Brasil, ainda é altíssima em relação às que trabalham no Forex... As mais famosas corretoras do Brasil cobram cerca de 3 a 15 reais por ordem para day trade, e se voce fizer um termo, long & short, estratégia com opção, esse valor ainda sobe mais...

Tem também o Imposto de Renda, que é 20% para day trade 

 
Agora, entre Bovespa e Forex, prefiro muito mais o Forex.
 
rafaeltoscano:
Agora, entre Bovespa e Forex, prefiro muito mais o Forex.

Perfeito Rafael, a ideia da pesquisa seria, independentemente de metodologia ou perfil do trader, qual mercado oferece uma melhor relação risco/retorno.

O maior problema que vejo no Forex é o risco sistêmico, uma vez que não existe uma operação centralizada, como acontece na BM&FBovespa e demais bolsas.

Por outro lado, o potencial de ganho do Forex é maior, mas quando comparamos a performance de dois instrumentos financeiros como EUR/USD e Bovespa Futuro, acredito que essa diferença está cada vez menor, principalmente com a entrada de robôs para pessoa física no mercado brasileiro, como as soluções do MT5.

Mas para ser sincero, não tenho uma opinião 100% formada e portanto essa a ideia da pesquisa. 

 
rafaeltoscano:
Agora, entre Bovespa e Forex, prefiro muito mais o Forex.
Também estou de preferencia em Forex. Depois caso queira diversificar, planejo ir para comodities e mais para frente, quem sabe em ações a longo prazo.
 
figurelli:

Perfeito Rafael, a ideia da pesquisa seria, independentemente de metodologia ou perfil do trader, qual mercado oferece uma melhor relação risco/retorno.

O maior problema que vejo no Forex é o risco sistêmico, uma vez que não existe uma operação centralizada, como acontece na BM&FBovespa e demais bolsas.

Por outro lado, o potencial de ganho do Forex é maior, mas quando comparamos a performance de dois instrumentos financeiros como EUR/USD e Bovespa Futuro, acredito que essa diferença está cada vez menor, principalmente com a entrada de robôs para pessoa física no mercado brasileiro, como as soluções do MT5.

Mas para ser sincero, não tenho uma opinião 100% formada e portanto essa a ideia da pesquisa. 

figurelli concordo contigo, me permita apenas complementar um pouco tua resposta sobre risco, acho que o risco propriamente dito envolve também o risco sistêmico e muitas outras variáveis, como hablidade, sucesso da estratégia no longo prazo, liquidez, volatilidade, relação risco/retorno, etc...

 

Quanto a tua comparação EUR/USD e Índice Bovespa Futuro, estou de acordo, em alguns pontos esses instrumentos se assemelham

 

Quanto a minha escolha ser o  Forex, bem, eu sou um pequeno investidor, e vejo que a Bolsa no Brasil e todos os seus participantes ainda não está madura o suficiente pra receber o pequeno investidor, melhorou muito em relação ao que era antes, mas acredito que ainda não chegou lá.

 
Thiago Ferreira:
O Bovespa através de uma corretora internacional, como a ActivTrades por exemplo, que possui Forex, o Bovespa tem o custo menor, chegando a custar 1 centavo por pip para operações de micro lotes. Já aqui no Brasil eu não sei quanto seria o seu custo, por isso escolhi Forex, devido aos baixos custos e também a possibilidade de ter um risco baixo, se gerenciando o capital e operando com uma estratégia conservadora, é claro.

Acho que não é bem assim, Thigo. O custo de uma operação na Activtrades é de 3 ticks para Bovespa. Considerando que cada tick de um contrato de mini-indice aqui no Brasil vale1 real, logo na Activtrades para abrir e fechar operação custa 3 reais proporcionalmente com mini contrato. Aqui além da corretagem temos outras taxas. Acho q o custo fica parecido com as corretoras que tem corretagem de 1 real aqui no Brasil. Apesar de tudo, parece razoável operar na Activtrades sim.

Para operar moedas, acho o spread ainda bem alto. Operar futuros de verdade (sem ser CFDs) vale muito a pena.

 
bem hj existe planos para operar mini índice e mini dólar com corretagem a R$0,20 na abertura e fechamento da ordem, sendo assim é bem menor do que os spreds cobrados pelas corretoras de forex, portanto hj eu particularmente acho que já está muito melhor operar na bolsa bovespa do que no forex, eu antes operava forex mas hj estou no bosvespa por este motivo e tem sido bem melhor para mim
Razão: