É possível aprender MQL5 do zero, sem conhecimento de programação?

 
  • 38% (15)
  • 36% (14)
  • 26% (10)
Total de votos: 39
 
É uma curiosidade que eu tenho, e na minha opinião seria "talvez".
 

Eu acho que é não, porque uma coisa está relacionada com a outra, mql5 é uma linguagem de programação, logo você vai se aprofundar no assunto e as duas coisas vão andar juntas!

 
PauloBrasil:

Eu acho que é não, porque uma coisa está relacionada com a outra, mql5 é uma linguagem de programação, logo você vai se aprofundar no assunto e as duas coisas vão andar juntas!

Também concordo com você Paulo. Vejo que depende também da capacidade de cada um, obviamente. Mas, mesmo com o material MQL5 disponível, juntamente aqui no site, não seria possível?
 

Voto sim, mas é uma tarefa bem complexa, o ideal é ter alguma noção de outras linguagens e de lógica de programação antes, como o C++ ou até mesmo scripts, como o PHP.

 
Para quem quer tentar começar do zero a aprender MQL5, vejo que aqui é o ponto de partida: https://www.mql5.com/pt/articles/447
Mergulhe rapidamente na linguagem MQL5
Mergulhe rapidamente na linguagem MQL5
  • 2013.12.10
  • MetaQuotes Software Corp.
  • www.mql5.com
Você decidiu estudar a linguagem de programação das estratégias de negócio do MQL5, mas não sabe nada sobre isso? Tentamos examinar o MQL5 e o terminal MetaTrader 5 a partir do ponto de vista de iniciantes e escrevemos este pequeno artigo introdutório. Neste artigo, você pode ter uma breve ideia das possibilidades da linguagem, assim como dicas sobre como trabalhar com o MetaEditor5 e o terminal.
 
Eu acredito que sim, estou estudando Csharp e breve estarei estudando mql5.. agora em português o que é muito bom.
 

Sim, você pode começar utilizando o Wizard do terminal MetaTrader 5 que em apenas 4 passos criará para seu primeiro código MQL5 que você poderá usar como referencia para seu aprendizado.

Além disso agora está já disponível em português a Referência MQL5, um material muito completo que te ajudará a conhecer mais da linguagem de programação MQL5.

 
MetatraderBR:

Sim, você pode começar utilizando o Wizard do terminal MetaTrader 5 que em apenas 4 passos criará para seu primeiro código MQL5 que você poderá usar como referencia para seu aprendizado.

Além disso agora está já disponível em português a Referência MQL5, um material muito completo que te ajudará a conhecer mais da linguagem de programação MQL5.

Ótima dica para criar o código, mas para aprender MQL5 recomendo um código mais simples.

Por exemplo, sugiro começar por um EA baseado em médias móveis (https://www.mql5.com/en/code/149) e sem linguagem orientada a objetos (o Wizard gera um código bem mais complexo e orientado a objetos).

Nesse exemplo tem o EA e o Indicador, permitindo para estudar os templates básicos de desenvolvimento, e considero um ótimo exercício de engenharia reversa e aprendizado pela simplicidade da estratégia.

An Expert Advisor - Index Moving Average
An Expert Advisor - Index Moving Average
  • votos: 8
  • 2010.07.30
  • www.mql5.com
This Expert Advisor uses the Index Moving Average indicator.
 
Da sim! existe muito material online por ai, sem contar com o manual de referência e seus zilhões de códigos e artgos que a comunidade MQL5 oferece.Na próprio MT5 é possível visualizar o código dos indicadores e os EA´s de exemplo.Provavelmente no começo vc vai conseguir desenvolver códigos bem porcos,mas funcionais. Com o tempo você vai melhorando hehehe Se você quiser criar algo mais robusto eu sugiro que você aprenda em conjunto com o MQL5 outra linguagem OOP(java ou c++), assim vc vai aprendendo todos os conceitos de OOP e aplica no MQL5. 
 
Rodrigo:
Eu acredito que sim, estou estudando Csharp e breve estarei estudando mql5.. agora em português o que é muito bom.

Olá Rodrigo. Eu também comprei um livro de C++ que é: "Aprendendo a Programar em C++, usando classes e objetos" incluindo também uma Visão da linguagem C, C# e Java. Estou dando uma estudada para ficar por dentro de C++, já que o MQL5 é baseado nesta linguagem.

MetatraderBR:

Sim, você pode começar utilizando o Wizard do terminal MetaTrader 5 que em apenas 4 passos criará para seu primeiro código MQL5 que você poderá usar como referencia para seu aprendizado.

Além disso agora está já disponível em português a Referência MQL5, um material muito completo que te ajudará a conhecer mais da linguagem de programação MQL5.

Sim MetatraderBR, eu já compilei alguns EAs funcionais sem conhecimento nenhum através do Wizard. Mas como eu estou no início, entendi muito pouco os códigos, mas já valeu a pena. Também esta parecendo similar algumas coisas que eu tenho visto no documento MQL5 com o livro na qual estou lendo, mas ainda estou tendo um pouco de dificuldade de aprendizagem porque como eu disse, estou desde o zero. Tudo é novidade para mim.


figurelli:

Ótima dica para criar o código, mas para aprender MQL5 recomendo um código mais simples.

Por exemplo, sugiro começar por um EA baseado em médias móveis (https://www.mql5.com/en/code/149) e sem linguagem orientada a objetos (o Wizard gera um código bem mais complexo e orientado a objetos).

Nesse exemplo tem o EA e o Indicador, permitindo para estudar os templates básicos de desenvolvimento, e considero um ótimo exercício de engenharia reversa e aprendizado pela simplicidade da estratégia.

Obrigado figureli pela info. Estarei dando uma olhada neste código.



c4b3l3r4:
Da sim! existe muito material online por ai, sem contar com o manual de referência e seus zilhões de códigos e artgos que a comunidade MQL5 oferece.Na próprio MT5 é possível visualizar o código dos indicadores e os EA´s de exemplo.Provavelmente no começo vc vai conseguir desenvolver códigos bem porcos,mas funcionais. Com o tempo você vai melhorando hehehe Se você quiser criar algo mais robusto eu sugiro que você aprenda em conjunto com o MQL5 outra linguagem OOP(java ou c++), assim vc vai aprendendo todos os conceitos de OOP e aplica no MQL5. 

Sim Cabelera. O que eu achei de disponível incialmente é o livro na qual falei acima. Vamos ver se consigo aprender. Espero que sim! rrsrs

Aprendendo a programar em C+
Aprendendo a programar em C+
  • books.google.com.br
books.google.com.br - Este livro ensina a linguagem de programação C++ com visão voltada para a orientação de objetos. Aborda os conceitos básicos, intermediários e avançados da linguagem C++. Dirigido a estudantes, programadores, analistas de sistemas e demais profissionais de Informática. São apresentados exemplos,...
Razão: